Holandês que enfrentou o Brasil na Copa de 1994 é suspenso mundialmente por envio de mensagens de teor sexual

Considerado um dos melhores jogadores de sua geração, Overmars brilhou nas décadas de 1990 e 2000; ele é acusado de assediar funcionárias do Ajax, onde atuava como diretor

  • Por da Redação
  • 10/01/2024 11h56 - Atualizado em 10/01/2024 13h15
TOM GOYVAERTS/BELGA/AFP O novo diretor de futebol de Antuérpia, Marc Overmars, fala durante uma coletiva de imprensa do clube de futebol belga Royal Antwerp FC (ARQUIVOS) O novo diretor de futebol de Antuérpia, Marc Overmars, fala durante uma coletiva de imprensa do clube de futebol belga Royal Antwerp FC, em Antuérpia, em 21 de março de 2022. Desgraçou a proibição fixa de um ano do ex-internacional Marc Overmars de trabalhar no futebol holandês por enviar sexualmente fotos e vídeos explícitos para funcionárias femininas foram estendidos mundialmente pela FIFA, disse a federação holandesa de futebol em 10 de janeiro de 2024.

O ex-jogador holandês Marc Overmars, conhecido por suas passagens por Barcelona e Arsenal, foi suspenso em âmbito mundial nesta quarta-feira. A punição foi aplicada devido ao envio de mensagens de teor sexual a funcionárias do Ajax, clube onde atuou como diretor esportivo entre 2012 e 2022. Overmars, de 50 anos, já havia sido punido internamente pela Federação de Futebol da Holanda no ano passado. Agora, a entidade ampliou a suspensão para nível global, com duração de um ano. A federação informou que irá comunicar a sanção ao comitê disciplinar da Fifa, que assumirá a suspensão a partir de 16 de novembro de 2023. Em fevereiro de 2022, Overmars pediu demissão do Ajax e admitiu ter adotado um “comportamento inadequado” no clube de Amsterdã. O ex-jogador enviou mensagens e fotografias de cunho sexual para diversas mulheres que trabalhavam no clube.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No ano passado, um tribunal independente suspendeu Overmars por dois anos de qualquer atividade ligada ao futebol. Posteriormente, a federação holandesa solicitou à Fifa que a punição fosse estendida mundialmente. Isso ocorreu porque o ex-jogador foi contratado em 2022 como diretor técnico do time belga Royal Antuérpia. Overmars ainda tem a opção de apelar à Fifa contra a decisão. Até o momento, ele não se manifestou publicamente, assim como o clube belga, que pode decidir pela demissão do dirigente nos próximos dias. Considerado um dos melhores jogadores de sua geração, Overmars brilhou nas décadas de 1990 e 2000 com as camisas do Ajax, Arsenal e Barcelona. Ele possui títulos importantes em seu currículo, como a Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Pela seleção holandesa, participou das Copas do Mundo de 1994 e 1998. Na primeira, ele enfrentou o Brasil nas quartas de final, perdendo por 3 a 2. Na segunda, estava machucado com as duas seleções voltaram a duelar, desta vez pelas semifinais. O time canarinho ganhou nos pênaltis.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.