#JogaJuntoFF: Atletas do futebol feminino arrecadam doações para o SUS contra a Covid-19

  • Por Denise Bonfim
  • 12/04/2020 11h30 - Atualizado em 12/04/2020 11h31
ReproduçãoJogadoras de futebol feminino, futsal e fut7 se engajaram em campanha de arrecadação

O Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou novas aliadas contra o coronavírus. Atletas do futebol de campo, futsal e fut7 feminino se uniram na iniciativa Joga Junto FF, que está arrecadando dinheiro e sorteando camisas de craques das modalidades para contribuir com o sistema público no enfrentamento da pandemia.

Idealizadora do projeto, a lateral do Flamengo Mariana Dantas, de 25 anos, conta que a campanha surgiu de uma forma inusitada – após a aparição de várias postagens de jogadores de futebol anunciando sorteios de camisas nas redes sociais, com o intuito de angariar votos em uma eliminação do “Big Brother Brasil”, enquanto outros famosos doavam quantias milionárias para hospitais.

“Fiz um post no Twitter dando a ideia para o futebol feminino fazer uma vaquinha e, juntamente com isso, promover sorteios com as camisas das jogadoras. Isso tomou uma proporção imensa, muitas pessoas se disponibilizaram a ajudar e praticamente da noite para o dia, já tínhamos criado o projeto.”

As doações são feitas por meio de um aplicativo de pagamentos ou em um site especializado em vaquinhas. Para engajar ainda mais torcedores, o comprovante da transferência dá direito ao sorteio de camisas doadas pelas atletas. E elas mostram que a solidariedade não tem time – jogadoras do Corinthians, América-MG, Atlético-MG, Botafogo, entre outros clubes, já tiveram suas camisetas sorteadas, sem contar os grandes nomes que atuam ou já atuaram pela seleção brasileira, como Rosana e Bia Zanerato.

E vem muito mais por aí. Camisas de Andressinha, Aline Reis, Andressa Alves, Marta, Mônica e Amandinha estão na lista dos próximos sorteios.  “Isso virou uma corrente. Quando vimos, já tínhamos mais de 80 camisas para doação de diversos clubes do Brasil”, conta Dantas. “Não pedimos a camisa de ninguém, todas as atletas doaram voluntariamente”. A cada meta de arrecadação ultrapassada, mais um sorteio é anunciado.

Jogadoras, jornalistas, criadoras de conteúdo e torcedoras se dividem na administração dos posts nas redes sociais, onde a campanha de fato acontece, doações e sorteios. Dantas é a “capitã”, e, segundo a jogadora do Fla, o time nunca esteve tão unido. “As pessoas que chegaram até nós. As atletas abraçaram a ideia e tudo foi feito de forma espontânea”, lembra, orgulhosa.

Ela prefere não estipular uma meta final, mas está otimista. “Procuro não criar expectativas, até porque não tenho ideia de quanto podemos arrecadar. Espero que seja cada vez mais! O resultado final, vamos ver quando acabarem as camisas”. Por ora, a vaquinha arrecadou cerca de R$ 17 mil reais, por meio de quase 400 apoiadores. Unidas, elas não pretendem parar tão cedo. “Enquanto tiver camisas, vamos sortear e arrecadar.”

Para doar, basta acessar http://vaka.me/967995 ou entrar na página do Joga Junto FF no Instagram, onde há o QR Code para transferência via PicPay.