Real Madrid pode superar recorde do Santos, mas time de Pelé ainda coleciona marcas históricas; veja
O Real Madrid pode alcançar nesta quarta-feira (20), diante do Bétis, pelo Campeonato Espanhol, a marca de 74 jogos consecutivos com gols marcados. O número superaria o feito alcançado pelo histórico time do Santos, entre os anos de 1961 e 1962. A equipe liderada por Pelé balançou as redes adversárias em 73 jogos seguidos, número igualado pelo Real no último domingo (17) contra o Real Sociedad.
O retrospecto do time espanhol, no entanto, foi um pouco superior ao do Santos: foram 54 vitórias, 14 empates e 5 derrotas, enquanto o Santos venceu 52 jogos, empatou os mesmos 14, mas perdeu 7.
Por outro lado, o número de gols feitos pelo Santos no período é muito superior ao Real Madrid. Foram 245 contra 197 da equipe espanhola. Em títulos, os dois times estão em pé de igualdade: os dois levantaram sete taças no período.
Superar um feito do Santos de Pelé impressiona tanto pela importância histórica quanto pela raridade. Dominante na década de 1960, o emblemático ataque formado por Pelé, Pepe e Coutinho ainda coleciona recordes que até hoje, mais de 50 anos depois, nunca foram batidos. A Jovem Pan separou algumas dessas marcas. Confira:
Mais títulos em uma mesma década:
Entre 1960 e 1969, o Santos conquistou 27 títulos oficiais. Foram 8 Campeonatos Paulistas, 3 Rio-São Paulo, 6 Campeonatos Brasileiros (5 Taça Brasil e 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1 Recopa Mundial, 1 Supercopa Sul-Americana, 2 Libertadores e 2 Mundiais de Clubes. O Real Madrid tem 14 títulos oficiais nos últimos 10 anos.
Mais títulos em um único ano:
Em 1968, o Santos conquistou oito títulos, entre oficiais e não-oficiais. Entre os oficiais estavam o Roberto Gomes Pedrosa, o Paulistão, a Supercopa Sul-Americana e a Recopa Intercontinental. Recentemente, em 2009, o Barcelona chegou a marca de seis títulos conquistados em um mesmo ano, todos oficiais: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.
Gols e jogos em um único ano:
Ninguém jogou tanto nem marcou tantos gols na história do futebol quanto o Santos de 1959. Entre torneios oficiais e excursões pelo mundo, o time fez 99 partidas e marcou 342 gols. Na temporada passada, o Real Madrid, que participou de cinco competições, fez 60 jogos e balançou as redes 173 vezes.
Maior artilheiro da história:
Ainda pertence a Pelé o posto de maior artilheiro da história do futebol mundial. Ao todo, são 1159 gols em 1265 partidas. Entre os jogadores que ainda estão em atividade, o maior goleador é Cristiano Ronaldo com 611 gols em 862 jogos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.