Há 40 anos, João do Pulo saltava “cinco carros populares” e entrava para a história

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2015 13h41
LOCAL E DATA DESCONHECIDA: O atleta João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, salta em prova de salto triplo. válido pelas eliminatórias para os jogos Olímpicos. (Foto: Folhapress)Em 1975

No dia 15 de outubro de 1975, João Carlos de Oliveira fazia história no México alcançando um recorde que demorou para ser batido e o eternizou como o “João do Pulo”. Há exatos 40 anos, João, então com 21 anos, saltou 17,89 metros, e bateu o recorde mundial no salto triplo.

A marca não só deu a medalha de ouro ao brasileiro, como marcou o nome de João na história do atletismo mundial e seu recorde demorou quase 10 anos para ser batido.

O salto de João assombrou a todos os presentes no estádio olímpico do México naquele 15 de outubro. O brasileiro superou em quase meio metro o recorde anterior, que era do soviético Vitor Saneyev. Os 17,89 metros de João do Pulo impressionaram na época e até hoje é considerara uma grande marca. Nos 40 anos da conquista de João do Pulo, o Jovem Pan Online listou itens distância que seriam saltadas pelo ex-atleta brasileiro com essa marca. Confira:

Marca do pênalti

Já tentou cobrar um pênalti em um campo com dimensões oficiais? Pois bem. Essa distância entre a marca do pênalti e o gol, que é de 11 metros, seria facilmente batida por João que saltou mais de 17 metros.

A grande área

Mais do que superar a distância entre a marca do pênalti e o gol, a distância saltada por João do Pulo foi maior que o espaço entre a linha de fundo e o final da grande área, que é de 16,5 metros.

Dois gols lado a lado

Se colocarmos dois gols de futebol lado a lado, ainda assim João superaria o número. Cada gol tem 7,32 metros e somariam pouco mais de 14 metros.

Cinco andares e meio

Se saltasse na vertical, João do Pulo superaria a altura de quatro andares de um prédio.

Um caminhão

Os chamados trucks, ou caminhões semi-pesados tem aproximadamente 14 metros de cumprimento e também seriam superados pelo ex-atleta brasileiro.

Quase cinco carros

Um dos menores carros populares do Brasil, o Volkswagen UP mede 3,60 metros. Se saltasse sua grande marca, João saltaria quase 5 UPs enfileirados.