Jonas faz 2, Benfica goleia e é tetracampeão português pela 1ª vez

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/05/2017 19h58
Jogadores do Benfica comemoram o tetracampeonato português após a goleada sobre o Vitória de Guimarães

O Benfica conquistou neste sábado (13) o tetracampeonato português, algo inédito em sua história. O time comandado por Rui Vitória goleou o Vitória de Guimarães por 5 a 0 no Estádio da Luz, com direito a dois gols do atacante brasileiro Jonas.

Os Encarnados iniciaram a penúltima rodada com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, o Porto, e, dessa forma, dependiam das próprias forças para dar a volta olímpica já neste fim de semana.

Embora o Vitória de Guimarães vinha na quarta posição e estava perto de uma vaga na Liga Europa, o triunfo dos donos da casa foi mais fácil que o esperado. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Cervi aproveitou erro da zaga na saída de bola e fez 1 a 0. Cinco minutos depois, Jiménez marcou de cabeça.

Sem diminuir o ritmo, o Benfica marcou o terceiro aos 37, com Pizzi. Logo em seguida, aos 44, Jonas marcou o quarto, seu primeiro na partida, com um lindo toque por cobertura. O ex-jogador de Santos e Grêmio fechou a conta aos 22 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti.

A vitória levou a equipe do técnico Rui Vitória a 81 pontos, oito a mais que o Porto, que tem apenas seis a disputar. O Vitória de Guimarães, por sua vez, ficou nos 62 pontos e já não tem mais chances de ultrapassar o Sporting, que soma 67 e fecha a zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Além de Jonas, o Benfica contou com outros dois brasileiros na partida contra o Vitória de Guimarães: o goleiro Ederson e o zagueiro Luisão, que levantou mais um troféu como capitão dos Águias. O goleiro Júlio César, o zagueiro Jardel e o volante Filipe Augusto são os outros brasileiros que participaram da conquista.