Maracanã passa pelos últimos reparos antes do início da Copa do Mundo

  • Por Agência EFE
  • 26/05/2014 16h36

Estádio do Maracanã recebe últimos reparos antes do começo da Copa do Mundo

Estádio do Maracanã

Há apenas 17 dias do início da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Maracanã, que abrigará sete partidas do torneio, entre elas a grande final, se prepara para a onda de visitantes que chegará até suas portas.

Para o bom funcionamento da grande festa do futebol, 600 voluntários trabalharão nos arredores e no interior do estádio ajudando a orientar os torcedores que irão ver as partidas e especialmente aqueles com necessidades especiais de mobilidade, como incapacitados físicos, grávidas e pessoas com crianças pequenas, informaram nesta segunda-feira os responsáveis pelo estádio em uma coletiva de imprensa.

Na parte de trás dos ingressos, os torcedores poderão observar os objetos que estão proibidos no estádio e a localização exata de seus assentos.

De um modo similar aos aeroportos, os torcedores deverão passar por um rigoroso controle de segurança na entrada do Maracanã, que inclui sensor de raio X para mochilas e outros esquemas de segurança como um arco para detectar metais.

As portas do Maracanã serão abertas três horas antes do início das partidas para que a entrada dos torcedores ocorra de forma organizada e sejam evitadas grandes filas, embora os responsáveis pedem que os torcedores vão às partidas sem muitas bolsas ou com mochilas pequenas para dinamizar o processo de acesso.

Nas imediações do campo, alguns operários finalizam os trabalhos para acondicionar a sala de imprensa e a área na qual está previsto que trabalhem os profissionais do setor no maior centro de meios de comunicação das 12 cidades sede.

Também para garantir a segurança, os responsáveis pela mesma, denominados “steward” segundo os padrões internacionais, foram instruídos para as possíveis situações de tensão que podem ocorrer durante os encontros.

Os seguranãs permanecerão de pé dispostos para qualquer eventualidade até o começo da partida, quando se sentarão de costas para o campo e observarão o que acontece nas arquibancadas para atuar caso ocorra alguma alteração da ordem.

Além disso, haverá um esquema especial de transporte. Primeiramente, só será possível chegar ao Maracanã de trem ou metrô (ônibus fretados e vans estão proibidos) e haverá um esquema especial de metrô, no qual os usuários que irão ao estádio, até quatro horas antes das partidas, apresentarão seus ingressos e não pagarão pela passagem. Na volta, a gratuidade ocorre até duas horas do final dos jogos.