Não é de hoje; relembre vexames históricos de Corinthians e São Paulo
Nesta quarta-feira (13), Corinthians e São Paulo foram eliminados nas oitavas de final da Copa Libertadores. Após perder por 2 a 0 no jogo da ida, o Corinthians não passou nem perto de reverter a vantagem do Guaraní e foi derrotado novamente por 1 a 0. Já o Tricolor tinha a vantagem do empate, mas o Cruzeiro conseguiu tirar a diferença e venceu nos pênaltis, por 4 a 3, depois de 1 a 0, no tempo normal.
Embora as eliminações desta semana sejam as mais recentes, não são as primeiras. Separamos três vexames históricos de Corinthians e São Paulo, passando por rebaixamento do Timão à Série B e eliminações consecutivas dos são-paulinos para times pequenos na Copa do Brasil.
Corinthians
1. Eliminação para o desconhecido Tolima na Libertadores
Em 2011, o Corinthians se classificou para a pré-Libertadores para enfrentar o desconhecido Tolima, time colombiano de Ibagué. Mesmo com Ronaldo e Roberto Carlos em campo, o alvinegro saiu derrotado da partida fora por 2 a 0 e não conseguiu sair de um empate sem gols no jogo da volta, em São Paulo.
2. Rebaixamento para a Série B no Brasileirão
Na última rodada do Brasileirão de 2007, um empate contra o Grêmio, por 1 a 1, e a vitória do Goiás sobre o Internacional, por 2 a 1, sacramentaram o primeiro rebaixamento corintiano para a segundo divisão.
3. Mais uma derrota para o River e desclassificação na Libertadores de 2006
Após ser eliminado pelo River Plate na Libertadores de 2003, a equipe do Parque São Jorge voltou a encontrar os argentinos nas oitavas de final da Libertadores, três anos depois. Após uma derrota fora de casa por 2 a 1, Liedson abriu o placar no jogo da volta logo no início da partida, porém a animação parou por aí. O River empatou o jogo, virou e fechou o duelo em 3 a 1, o que culminou na fúria da torcida alvinegra, que tentou invadir o gramado do Pacaembu.
São Paulo
1. Ponte surpreende e elimina São Paulo na Sul-americana classificada
Defendendo o título de campeão da Sul-Americana, o tricolor enfrentava a Ponte Preta na semifinal do torneio, em 2013. Surpreendente, o time de Campinas não tomou conhecimento do São Paulo e venceu o duelo de ida no Morumbi, por 3 a 1. Mesmo a volta sendo em Mogi das Cruzes, a Macaca segurou o empate e garantiu vaga na final da competição.
2. Tricolor padece ao imortal Atlético Mineiro na Libertadores 2013
Após classificação com uma combinação de resultados na fase de grupos, o São Paulo teve pela frente nas oitavas de final, o futuro campeão do torneio: o Atlético Mineiro. Ronaldinho, Jô e Tardelli mostraram ao São Paulo a grande fase do Galo, que venceu o Tricolor por 6 a 2 no placar agregado.
3. Três eliminações consecutivas na Copa do Brasil
O São Paulo jamais venceu a Copa do Brasil e se depender de seu histórico recente, vai ficar sem ganhar por muito tempo. Em 2013, os são-paulinos foram eliminados pelo Bragantino; em 2012, foi a vez do Coritiba eliminar o Tricolor; no ano anterior, 2011, o São Paulo saiu após revés para o Avaí.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.