No aniversário de Maradona, confira cinco vezes em que El Pibe foi maior que Pelé

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2015 22h01
Reprodução/FacebookMaradona foi melhor que Pelé? Admitamos que

Uma das discussões mais famosas do futebol diz respeito a qual dos dois craques foi melhor: Pelé ou Maradona? Os brasileiros, em sua maioria, apontam o craque do Santos e da Seleção Brasileira, enquanto os argentinos defendem El Pibe. No entanto, como Maradona está completando 55 anos de idade nesta sexta-feira (30), o Jovem Pan Online o homenageia listando cinco momentos em que foi maior que Pelé. Confira!

Quando fez um clube subir de patamar no futebol

A chegada de Maradona foi um marco na história do Napoli. Foi sob o comando do craque argentino que a equipe celeste conquistou seus dois primeiros (e até hoje únicos) títulos do Campeonato Italiano, em 1986-1987 e 1989-1990. Em 1988-1989, veio também a conquista da Copa da UEFA, equivalente à atual Europa League.

Quando acabou com a Copa do Mundo de 1986

Maradona foi o melhor jogador da Copa de 1986, disputada no México. Durante a primeira fase, marcou apenas um gol. No entanto, nos jogos decisivos, sua estrela brilhou mais do que nunca. Nas quartas de final, contra a Inglaterra, marcou dois gols históricos na vitória por 2 a 1: o Gol do Século, ao driblar seis adversários, e aquele feito com “a mão de Deus”. Diante da Bélgica, na semifinal, foram mais dois gols do camisa 10, que comando a equipe celeste também na final, diante da Alemanha Ocidental. Foi a Copa de Maradona.

Quando mostrava suas habilidades com a bola

Além de ser decisivo em campo, Maradona também era um mágico, um malabarista da bola, um precursor de Ronaldinho Gaúcho nos movimentos de habilidade. Habilidade essa que é bem resumida no vídeo abaixo.

Quando ajudou a eliminar o Brasil na Copa de 1990

Eliminar o maior rival em um campeonato da magnitude de uma Copa do Mundo tem um gosto único. Esse gosto foi provado pelos argentinos em 1990, quando Caniggia fez o gol da vitória sobre a Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa na Itália. Maradona, como de costume, foi o destaque da equipe celeste ao deixar o atacante na cara do gol para marcar. Além disso, anos depois, Maradona revelou o esquema da “água batizada” dada aos brasileiros para que caíssem de rendimento no confronto.

Quando ultrapassou Pelé em participações em Copas do Mundo 

Tanto Pelé quanto Maradona jogaram quatro Copas do Mundo como jogadores. O brasileiro disputou as de 1958, 1962, 1966 e 1970, tendo vencido três delas. O argentino, por sua vez, jogou em 1982, 1986, 1990 e 1994. No entanto, El Pibe chegou a sua quinta participação ao treinar a Argentina em 2010. Não que seu trabalho tenha sido muito vitorioso – os hermanos caíram nas quartas de final com goleada por 4 a 0 para a Alemanha – , mas valeu para a história do futebol.