Organização da Copa é aprovada por 83% dos estrangeiros, aponta pesquisa
A organização da Copa do Mundo foi aprovada por 83% dos estrangeiros que estiveram no Brasil durante o torneio, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.
Dentre os 2.209 entrevistados de 60 diferentes países, apenas 3% reprovaram o Mundial, enquanto 12% consideraram a organização regular. A enquete realizada pelo instituto Datafolha foi realizada entre 1º e 11 de julho, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em Fan Fests e outros locais de concentração de torcedores.
O grande destaque entre os quesitos que fizeram parte da entrevista foi a hospitalidade do brasileiro, aprovada por 95% dos entrevistados.
Logo depois vieram a comodidade e a segurança nos estádios, que atingiram 92% de aprovação. Logo atrás ficou a segurança para turistas com 82%. O transporte para o local dos jogos foi aprovado por 76% dos estrangeiros, mesmo índice de análises positivas ao funcionamento dos aeroportos.
O Datafolha aponta que o universo ouvido nesta pesquisa não representa o total de estrangeiros que passaram pelo país, que segundo o governo federal foi de 1.015.035 de pessoas de 202 países.
Segundo os dados oficiais, os estrangeiros que foram atraídos pelo Mundial tiveram uma média de permanência no país de 13 dias. A eles se outros 3.056.397 turistas brasileiros, que viajaram entre as 12 sedes durante o evento.
A pior avaliação entre os itens elencados foi o custo de vida, reprovado por 29%. O custo do setor hoteleiro recebeu análise negativa por 27% das pessoas, por sua vez.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.