Medalhas do Pan de Lima terão imagens sobre a história do Peru

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 08h29
DivulgaçãoJogos começarão em julho de 2019

As medalhas que serão concedidas aos atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Lima neste ano terão imagens representativas da história do Peru.

Fabricadas pela Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia (SNMPE), as medalhas têm 80 milímetros de diâmetro, 6 milímetros de espessura e um peso aproximado de 320 gramas, com base de cobre puro.

As medalhas que serão entregues aos campeões das modalidades em disputa, além disso, serão banhadas em ouro 24 quilates. No total, serão distribuídas pela organização do Pan-Americano de Lima 4.941 medalhas, sendo 1.582 de ouro, o mesmo número de prata e 1.777 de bronze.

Nas imagens divulgadas pelo SNMPE, a medalha de ouro virá com uma representação da famosa pedra dos 12 ângulos, que está em uma construção inca no centro da cidade de Cuzco.

Já a de prata traz uma imagem da fortaleza de Kuelap, uma imponente construção da cultura chachapoya, e a de bronze virá com o candelabro, o gigantesco geoglifo que fica sobre uma duna na península de Paracas.

Os metais usados na produção das medalhas foram extraídos no país. “Não havia outra forma. As medalhas deste grande evento teriam que vir do fundo das montanhas do Peru. Elas tinham que ser de minerais peruanos”, destacou o presidente do comitê organizador do Pan-Americano de Lima, Carlos Neuhaus.

Faltando duas semanas para o início das competições, o dirigente disse à Agência Efe que a organização pode, enfim, dizer à comunidade internacional que o país está pronto para recebê-los.

“Verão uma grata surpresa. A importância destes jogos é que 22 dos esportes vão ser classificatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. No último Pan foram só 12. Isso permitiu que os atletas importantes venham para cá”, explicou.

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 serão abertos no próximo dia 26 de julho, no Estádio Nacional de Lima. O evento reunirá 6.680 atletas, de 41 países, que disputarão 61 modalidades

  • Com informações da EFE
  • Tags: