Vettel conquista 50ª pole da carreira e ainda sonha com título da F-1

  • Por EFE
  • 28/10/2017 17h30 - Atualizado em 28/10/2017 17h39
EFECom uma volta em 1minh16s488, Sebastian Vettel deixou Max Verstappen e Lewis Hamilton para trás no grid de largada do GP do México

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, único piloto que pode impedir o tetracampeonato mundial de Fórmula 1 do britânico Lewis Hamilton, conquistou neste sábado (28) a pole position do Grande Prêmio do México, a 50ª da carreira, enquanto o piloto da Mercedes largará em terceiro lugar.

Vettel vinha tendo resultados discretos no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, e não era o favorito à pole. Seu melhor desempenho nos treinos livres foi a terceira colocação da segunda sessão de sexta.

Porém, no momento decisivo, ele provou porque já tem quatro títulos mundiais e “tirou da cartola” uma volta em 1minh16s488, desbancando o holandês Max Verstappen, que havia sido o mais rápido da terceira prática, pela manhã, e também do Q2, por apenas 0s086.

Hamilton, ao menos até agora, ainda não brilhou na capital mexicana, mas começará a corrida deste domingo com o título nas mãos. O britânico precisa de um quinto lugar para ser tetra e largará em terceiro, abrindo a segunda fila, na qual terá a companhia de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas.

Melhores da sexta-feira, Kimi Raikkonen, também da Finlândia, e o australiano Daniel Ricciardo decepcionaram. O piloto da Ferrari, que foi o mais rápido do primeiro treino de ontem, sairá apenas em quinto, duas posições à frente do representante da Red Bull, dono da melhor marca na segunda sessão. Entre os dois estará o francês Esteban Ocon.

Ocon, aliás, deixou um gosto amargo na boca dos torcedores locais. Companheiro de equipe do mexicano Sergio Pérez na Force India, mas dono de uma rivalidade com o piloto da casa, o francês obteve o sexto melhor tempo, enquanto Pérez ficou apenas em décimo.

Único brasileiro do grid, Felipe Massa, que ainda não tem presença garantida no próximo campeonato, foi o 11º mais rápido do treino classificatório. Ele, portanto, estará na sexta fila, ao lado do outro piloto da Williams, o canadense Lance Stroll.