Pelé ganha estátua em Santo André, onde marcou seu primeiro gol

Cerimônia de inauguração contou com torcedores e ídolos santistas e ex-companheiros de Pelé, como Pepe e Manoel Maria

  • Por Redação
  • 05/04/2024 12h09 - Atualizado em 05/04/2024 13h48
Reprodução/Instagram Estátua Pelé Homenagem do Rei do Futebol foi inaugurada próximo de onde ele fez o primeiro gol da sua carreira.

Uma estátua do Pelé foi inaugurada em Santo André, próximo de onde ele fez o primeiro gol da sua trajetória. O momento histórico foi em 1956, quando ele tinha apenas 15 anos. A estátua fica no Parque Antônio Fláquer, chamado popularmente por Ipiranguinha, no município do Grande ABC Paulista. O local é perto do campo em que ocorreu o amistoso entre Corinthians de Santo André e Santos, em comemoração aos 134 anos da Independência do Brasil, em 1956. A cerimônia de inauguração contou com torcedores e ídolos santistas e ex-companheiros de Pelé, como Pepe e Manoel Maria. O primeiro é o segundo maior artilheiro do Santos com 403 gols, 688 a menos que os 1.091 de Pelé pelo clube. “Muito merecida. Pelé sempre ficará na nossa memória. Fiz questão de participar, com muito orgulho”, disse o ex-jogador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Santos Futebol Clube (@santosfc)

A homenagem faz parte das comemorações de aniversário de 471 anos da cidade. A estátua foi doada ao município por empresas da cidade e confeccionada pelos artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib, com resina e pó de mármore. O objeto pesa 170 kg e possui 2,73 metros de altura, incluindo a base. Pelé tem outros monumentos em sua homenagem, como a Casa Pelé, réplica da casa onde o jogador viveu até os três anos, em Três Corações, Minas Gerais. A cidade natal do Rei também tem outra estátua que mostra a imagem de ex-jogador dando um soco no ar, tradicional comemoração de Pelé, na rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte. Na capital paulista, há um busto de Pelé no estádio da Rua Javari, do Juventus, na Mooca, onde o camisa 10 do Santos marcou o gol elegido por ser o mais bonito de sua carreira.

*Conteúdo produzido com auxílio da agência Estadão conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.