Pelo Grupo F, Bayern estreia com goleada e Arsenal tropeça na Croácia
O Bayern de Munique foi eficiente sem ser brilhante. Esta pode ser a análise que resume bem a vitória por 3 a 0 sobre o Olympiacos, na Grécia, na abertura do Grupo F. Muller, duas vezes, e Gotze marcaram para a equipe bávara, que fez sua parte, diferente do Arsenal (veja mais abaixo).
Com Alaba na zaga e um esquema 4-3-3, o Bayern desde o início adotou a tática preferida de Guardiola: posse de bola. Os primeiros 45 minutos o Olympiacos passou quase o tempo todo atrás dos bávaros. No total, a equipe alemã teve 72% de posse.
Além disso, o Bayern utilizada muito os ponteiros, sobretudo Douglas Costa. O brasileiro mostra a cada jogo que está confiante e liso nos dribles. Mesmo diante de tanto domínio, os alemães tinham dificuldades em furar o ferrolho grego.
Na melhor chance que teve, Lewandowski deu uma cabeçada certeira. Contudo, o goleiro Roberto e Ideye (este em cima da linha) evitaram o gol. Quem também apareceu bem foi Xabi Alonso, que assustou em duas finalizações de fora da área. O Olympiacos, por sua vez, chegou pouco e praticamente não deu trabalho para Neuer.
Na volta do intervalo, as duas equipes vieram sem mudanças. E com isso, o Bayern seguiu o domínio e chegou ao gol logo aos seis minutos. Muller tentou o cruzamento, mas a bola pegou muito efeito e encobriu o goleiro Roberto. A desvantagem fez o Olympiacos despertar. E quase empatou com Ideye, que obrigou Neuer a fazer uma grande defesa.
Para tentar matar o jogo, Guardiola optou pela entrada de Coman no lugar de Lewandowski. Com isso, Muller ficou centralizado e Douglas Costa com maior liberdade para finalizações. O problema foi que Xabi Alonso, em uma dividida, acabou sentindo e pode ser mais um a engrossar o time do departamento médico do Bayern de Munique.
No fim, o brasileiro Leandro Salino teve a grande chance de empatar a partida. No entanto, o jogador, livre de marcação, chutou para fora. E aí, o ditado mais tradicional do futebol (Quem não faz, leva!), entrou em ação. Gotze deixou sua marca e fez o segundo gol alemão. O lance animou os comandados de Guardiola, que ainda chegaram a terceiro com Muller, de pênalti, que decretou o início da jornada bávara com três pontos.
Arsenal perde na Croácia
Já o Arsenal não teve a mesma sorte na primeira rodada do Grupo F. Atuando fora de casa, os Gunners acabaram surpreendidos pelo Dínamo Zagreb por 2 a 1. Chamberlain e Junior Fernandes marcaram para a equipe croata, enquanto Walcott descontou.
Vale ressaltar ainda que a equipe inglesa jogou boa parte do duelo com um jogador a menos, uma vez que Giroud foi expulso ainda na primeira etapa. Com os resultados, Dínamo Zagreb e Bayern de Munique, que se enfrentam no dia 29 na Alemanha, lideram com três pontos. Arsenal e Olympiacos, que medem forças no mesmo dia na Inglaterra, estão zerados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.