Pequena notável, Flávia Saraiva explode Arena da Ginástica do Rio 2016

  • Por EFE
  • 07/08/2016 17h14
RJ - OLIMPÍADA/GINÁSTICA ARTÍSTICA - ESPORTES - SARAIVA Flavia (BRA) durante classificatória da ginástica artística da Olimpíada Rio 2016 realizada na Arena Olímpica do Rio. NÃO DISPONÍVEL PARA LICENCIAR NA CHINA 07/08/2016 - Foto: MARCELO MACHADO DE MELO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO MARCELO MACHADO DE MELO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Flávia Saraiva se destaca na fase classificatória e deixa o Brasil na quarta posição

A pequena notável da ginástica artística brasileira, Flávia Saraiva, arrebatou de vez o coração do torcedor, ao garantir o primeiro lugar provisório da trave, na prova classificatória da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A disputa, que ainda segue na Arena Olímpica, definirá oito finalistas por aparelhos, 24 no individual e os oito melhores países, que lutarão pelas medalhas de ouro, prata e bronze, por equipes.

Flavinha, de apenas 1,38 metros de altura, não demorou para se mostrar uma gigante, conseguindo 15.133 pontos logo no primeiro exercício, na trave, deixando para trás a romena Catalina Ponor, que havia obtido 14.900 mais cedo. Agora, a brasileira espera a participação das demais concorrentes, inclusive atletas de Estados Unidos, Japão, Canadá, entre outros países, para saber se terá vaga confirmada na final do aparelho.

As outras três atletas do país que se apresentaram não conseguiram pontuação suficiente para entrar entre as oito melhores e ficar na briga pelo ouro na final. Daniele Hypolito conseguiu 14.266, Rebeca Andrade, 14.200, e Jade Barbosa, 13.600.

Assim como Flávia Saraiva, Rebeca Andrade é outra que tem boas chances de disputar final individual, já que terminou a terceira subdivisão de atletas na terceira colocação provisória do salto, com pontuação 15.566. A ginasta paulista, além disso, foi a melhor no geral, entre todas as 36 que se apresentaram até o momento, com 58.732 pontos, superando por pouco a russa Seda Tutkhalian, que conseguiu 58.207, no acumulado dos quatro aparelhos.

Flávia Saraiva, que ocupa o sétimo lugar provisório, e Jade Barbosa, 11ª, são mais duas ginastas brasileiras que podem seguir na briga pela medalha olímpica no geral.

No solo, o Brasil teve seu momento mais triste na fase classificatória, quando Daniele Hypolito sofreu queda durante a apresentação ao som de Anitta, e se despediu de qualquer chance de ir à final, com a pontuação 12.400. Focalizada pelo telão da Arena Olímpica Rio, após cair, a ginasta sinalizou, como se pedisse desculpas e, em seguida, foi ovacionada pelo público, que gritou seu nome.

No mesmo aparelho, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade receberam 14.033 pontos, Jade Barbosa 13.733, e estão todas fora da final.

A final das barras assimétricas, assim como no solo, não contará com participação de atletas do país anfitrião. O melhor desempenho hoje foi de Rebeca Andrade, com nota 14.933, insuficiente para se colocar entre as oito melhores após três grupos de atletas concorrentes que já se apresentaram.

Entre equipes, o Brasil está na quarta posição, atrás de China, Rússia e Grã-Bretanha. Na sequência, as atletas do país terão que ficar de olho em Estados Unidos e Holanda na quarta subdivisão, e em Japão, Canadá e França, na quinta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.