Primeiro jogo de futebol disputado no Brasil completa 120 anos

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2015 16h38

Charles Miller foi o grande disseminador do futebol em solo brasileiro

Charles Miller foi o responsável por trazer o futebol ao Brasil

O futebol brasileiro vive um dia histórico nesta terça-feira (14), já que faz exatamente 120 anos que a primeira partida do esporte foi disputada em nosso país. No ano de 1895, na várzea do Carmo, localizada no centro da cidade de São Paulo, o brasileiro Charles Miller reuniu funcionários da São Paulo Railway, empresa onde trabalhava, que tomava conta da estrada de ferro Santos-Jundiaí, e da Gás Company, responsável pela iluminação da capital paulista, para disputarem um jogo de futebol, esporte que ainda estava chegando ao Brasil.

Não há muitas informações disponíveis sobre o jogo, como o local exato da partida e quais jogadores marcaram os gols, mas o placar do duelo foi de 4 a 2 para a equipe da São Paulo Railway, que derrotou os ‘rivais’ da companhia de gás.

Charles Miller foi um grande incentivador da prática do futebol na história do Brasil. Em novembro de 1894, ele voltou da Inglaterra portando bolas e um livro de regras do esporte. Então, meses depois, ele ensinou os funcionários das duas empresas a jogar o futebol.

Além de trabalhar na São Paulo Railway, Charles Miller era sócio do São Paulo Athletic Clube, sendo um ícone na história do esporte brasileiro.