Santos completa 103 anos: relembre destaques de cada década do Peixe

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2015 14h12
Montagem/Reprodução/Folhapress Jogadores do Santos que fizeram história com a camisa alvinegra

Nesta terça-feira (14), o Santos Futebol Clube completa 103 anos de existência, uma das histórias mais ricas do futebol. Em sua vida centenária, o Peixe viveu fatos marcantes que escreveram as páginas do clube.

No 103º aniversário do Alvinegro da Vila Belmiro, o Jovem Pan Online relembra fatos que marcaram a história do Peixe década a década: do jejum dos anos 40, até o ressurgimento nos anos 2000; da construção da Vila Belmiro nos anos 30, até a terceira geração de Meninos da Vila.

Anos 10 – a construção da casa: em 1916 o Santos adquiriu um terreno no bairro da Vila Belmiro e ali construiu seu estádio que anos mais tarde seria batizado com o nome de Urbano Caldeira.

Anos 20 – os primeiros craques: Os primeiros grandes jogadores da história do Santos reconhecidos historicamente jogaram juntos nos anos 20: foram eles Araken Patuska e Feitiço. Patuska marcou nada mais nada menos que 177 gols em 193 jogos pelo Peixe, enquanto Feitiço fez impressionantes 216 gols em 151 partidas.

Anos 30 – o primeiro Paulista: no anos de 1935, o Peixe conquistou pela primeira vez o Campeonato Paulista, batendo o Corinthians por 2 a 0 em pleno Parque São Jorge.

Anos 40 – enorme jejum: os anos 40 não são lembrados com alegria na história santista. Foi uma década de times medianos e sem títulos relevantes. O Santos parecia não ter forças para se reerguer.

Anos 50 – o primeiro ressurgimento: os anos 50 recolocaram o Santos no mapa do futebol nacional. Em 1955, veio o fim da fila com a conquista do 2º título Paulista. Um ano depois, um jovem menino apelidado “Gasolina” chegou à baixada. Gasolina virou Pelé. E Pelé fez o Santos gigante.

Anos 60 – anos de glórias: os anos 60 consolidaram o Santos como um dos maiores times de todo os tempos. Duas Libertadores e dois Mundiais fizeram o Mundo conhecer o alvinegro da Vila Belmiro.

Anos 70 – viúvas do Pelé?: os anos 70 ficaram marcados pela aposentadoria do Rei do Futebol, mas para o torcedor santista, são marcados, também pelo surgimento da primeiro geração de Meninos da Vila que conquistaram o título Paulista de 1978, com Juary, Pita, Aílton Lira e João Paulo, em um momento em que o Santos parecia viver apenas do passado.

Anos 1980 – o marcante Paulista de Chulapa: em 1984, o Santos conquistou o histórico título Paulista sobre o rival Corinthians. Com o importantíssimo gol de Serginho Chulapa, o Peixe conquistou um importante título antes de uma fila histórica.

Anos 90 – um jogo pra salvar a década: a década de 90 foi uma das mais difíceis da história santista, mas uma partida em si serviu para orgulhar todos os santistas que viveram a época das vacas magras: a virada histórica sobre o Fluminense, 5 a 2, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro de 1995, com atuação histórica de Giovani, emociona o mais gelado coração alvinegro.

Anos 2000 – o 2º ressurgimento: depois de 19 anos de fila, o Santos ressurgiu e voltou a ser grande com a 2ª geração de Meninos da Vila que conquistaram o primeiro Campeonato Brasileiro da história alvinegra.

Anos 2010 – Neymar e a 3ª geração de Meninos da Vila: quando novamente faltou dinheiro e sobrou desconfiança, o Santos conheceu a 3ª geração de Meninos da Vila e conquistou o histórico terceiro troféu da Libertadores, sob o comando de Neymar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.