São Paulo terá 3º melhor Centro Paralímpico do Mundo em 2015, diz comitê
O Centro Paralímpico de São Paulo será entregue em maio de 2015 e será referência no treinamento de atletas da América Latina. O local, construído na altura do quilômetro onze da Imigrantes, conta com recursos federais e estaduais. Os Jogos serão disputados em 2016, no Rio de Janeiro, a partir de setembro, na sequência da Olimpíada. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo e candidado à reeleição pelo PSDB, e Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, compareceram às obras do local.
Em entrevista a Thiago Uberreich, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, espera que o centro de treinamento seja usado para competições internacionais. “É um centro de treinamento para o Brasil e aberto para nossos irmãos da América Latina. É um lugar para competições internacionais e será entregue antes das Paralímpiadas ainda para aperfeiçoamento de nossos atletas”, disse.
De acordo com o Ministro do Esporte, o centro de excelência poderá abrigar 15 modalidades e contará com piscinas, quadras, ginásio e campo de futebol. O presidente do Comitê Paralímpico do Brasil, Andrew Parsons, destaca que os atletas com mobilidade reduzida são colecionadores de medalhas. “Eu penso que está se fazendo justiça às conquistas que os atletas paralímpicos trazem ao Brasil. Ficamos em sétimo lugar em Londres 2012 e todos países que estão a nossa frente têm centro de treinamento. Estamos saindo na frente porque o nosso é ainda melhor dos que existem no mundo, esse é top 3 mundial. Como o Ministro colocou, ainda há a vocação de ser internacional, de receber competições e atletas de outros países. É uma conquista que vem antes dos jogos de Rio 2016, esse é o melhor legado, aquele que vem antes”, opinou.
O Comitê Paraolímpico do Brasil espera antecipar de maio para abril a entrega do centro de referência na zona Sul de São Paulo. O complexo está sendo construído ao lado do Expo Imigrantes, que foi repassado à iniciativa privada no ano passado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.