#SeToque: jogadores de futebol americano fazem ensaio para o Outubro Rosa
Que o futebol americano é um dos esportes que mais crescem no Brasil não é novidade. E com a popularidade, veio também o engajamento social característico do esporte. Seguindo os exemplos da NFL, em que as equipes realizam diversas ações voltadas ao Outubro Rosa, o Templários, time de futebol americano da cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano, lançou uma campanha de apoio ao movimento contra o câncer de mama.
Os jogadores deixaram os equipamentos e o uniforme de lado para posarem para fotos, algumas um tanto quanto engraçadas, que foram usadas nas redes sociais para reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, por meio do autoexame das mamas.
Segundo a publicação nas redes sociais, o objetivo da brincadeira é “mandar um recado sério” as mulheres. A campanha do time pernambucano vai até o final do mês e será intensificada na partida que o Arcoverde Templários terá pela Liga Nacional de Futebol Americano, contra o Tropa Campina, de Campina Grande, Paraíba. O duelo entre as equipes será realizado neste domingo, às 14 horas, no estádio Áureo Bradley, em Arcoverde.
Outubro Rosa
Criada em 1990 nos Estados Unidos e hoje popular em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que pode chegar ao final deste ano com 57.960 novos casos e 14,3 mil óbitos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva, o Inca.
O autoexame é um grande aliado na descoberta precoce do câncer de mama. Por meio dele é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; e pequenos nódulos localizados nas axilas ou no pescoço.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.