Soberanos! Bayern conquista 25º Alemão e Guardiola chega ao 19º título da carreira
O Bayern de Munique venceu o Hertha Berlim no sábado (25) por 1 a 0, com gol de Schweinsteiger e, pela televisão, viu o Borussia Mönchengladbach vencer o Wolfsburg, resultado que lhe garantiu o 25º título do Campeonato Alemão.
Os bávaros chagaram ao terceiro título consecutivo (2012/13; 2013/14; 2014/15), fato que não acontecia desde o início dos anos 2000 (a equipe ainda conseguiu o tricampeonato em outras duas oportunidade: 1972/73/74, 1985/86/87).
O título marca uma época histórica do clube, seu técnico e seus jogadores. Com dois dos três principais artilheiros (Robben é o segundo maior goleador da competição com 17 gols e Lewandowski é o terceiro com 16), o Bayern concretizou a conquista com 4 rodadas de antecedência.
Com um elenco recheado de grandes nomes, é difícil apontar o principal jogador da equipe bávara. Enquanto Robben e Lewandowski se destacam pelos gols, Neur aparece como um dos principais goleiros do mundo; Thomaz Muller se mostra cada vez mais eficiente em diferentes posições, assim como Lahm; Thiago Alcântara que retornou de lesão há pouco tempo ganha cada vez mais espaço na armação da equipe, dividindo a função com Xabi Alonso e Schweinsteiger.
Bastian Schweinsteiger, aliás, fez história ao alcançar mais um título da Bundesliga. O volante igualou Oliver Kahn e Scholl como jogador com mais títulos alemães na história: são oito troféus.
Mais um destaque do multicampeão está no banco de reservas. Pep Guardiola, treinador da equipe desde 2013, manteve o alto nível do time de Munique e agora acumula grandes resultados. No comando do Bayern, Guardiola tem 101 jogos, 78 vitórias, 12 empates, 11 derrotas, 266 gols marcados, 69 sofridos, 5 títulos (2 Bundesligas e 1 Mundial).
Guardiola, aliás, tem menos de 10 anos de carreira como treinador, nesse período conquistou nada menos que 19 títulos.
A lista de títulos do Bayern de Munique, de Schweinsteiger e de Guardiola pode aumentar ainda nessa temporada. A equipe bávara disputa mais duas competições e está nas semfinais de ambas: pela Copa da Alemanha, enfrenta o rival Borussia Dortmund; pela Liga dos Campeões da Europa, encara o Barcelona, ex-clube de Guardiola.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.