Uefa dá vitória à Sérvia contra Albânia, mas tira pontos e aplica punições

  • Por EFE
  • 24/10/2014 12h40
Partida entre Albânia e Sérvia é suspensa após briga e tentativa de invasão

O Comitê de Controle, Ética e Disciplina da Uefa decidiu dar por encerrada a partida entre Sérvia e Albânia, suspensa aos 42 minutos do primeiro tempo no último dia 14 devido a uma confusão iniciada com a entrada de um drone no campo de jogo no estádio FK Partizan, em Belgrado.

A entidade, que se reuniu nesta quinta-feira, decidiu dar a vitória para os sérvios por 3 a 0 por considerar que os albaneses abandonaram o duelo, mas retirou os pontos dos donos da casa e ainda aplicou uma multa de 100 mil euros para cada federação. A Sérvia ainda terá que disputar os dois próximos jogos oficiais com portões fechados.

A partida em Belgrado, válida pelo grupo I das Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, foi interrompida pelo árbitro inglês Martin Atkinson depois que um drone com uma bandeira da Grande Albânia, o que acarretou em uma confusão generalizada.

A Grande Albânia é um conceito irredentista promovido por ultranacionalistas albaneses e inclui regiões de Montenegro, Grécia e Macedônia, além da própria Sérvia.

A federação sérvia ainda estudará possíveis recursos, enquanto a albanesa já anunciou que recorrerá da decisão, a qual considerou injusta. “Nós não estamos satisfeitos, continuaremos a luta segundo as regras legais e solicitaremos os três pontos da vitória”, declarou o representante legal da Federação Albanesa (FSHF), Artan Hajdari.