“Vingança” de Lucescu falha, Bayern faz sete no Shakhtar e avança na Champions

  • Por Agência EFE
  • 11/03/2015 19h14

Bayern de Munique aplicou ampla goleada sobre o Shakhtar e está nas quartas de final

EFE Bayern de Munique comemora gol contra o Shakhtar Donetsk

O técnico Mircea Lucescu disse um mês atrás que os brasileiros do Shakhtar Donetsk teriam contra o Bayern de Munique a chance de vingar o 7 a 1 aplicado pela Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo, mas nesta quarta-feira viu sua equipe sofrer resultado ainda pior – 7 a 0 -, em jogo de volta pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O expressivo resultado colocou o atual campeão alemão nas quartas de final da competição e foi construído com dois gols de Thomas Müller – que abriu o placar do fatídico jogo disputado no Mineirão em 8 de julho do ano passado -, Jérome Boateng, Franck Ribéry, Holger Badstuber, Robert Lewandowski e Mario Götze.

A goleada de hoje iguala a aplicada pelo próprio time ucraniano na fase de grupos do torneio, sobre o BATE Barisov, de Belarus, em que o centroavante Luiz Adriano marcou cinco vezes. O melhor resultado do time alemão nesta edição havia sido o 7 a 1 aplicado sobre a Roma.

O Shakhtar, que contou com sete brasileiros hoje, acabou jogando quase todo o duelo de volta na Allianz Arena com um homem a menos em campo, já que o zagueiro Olexandr Kucher foi expulso logo aos 3 minutos da etapa inicial, ao cometer pênalti em Mario Götze, que resultou no primeiro gol do jogo, anotado por Müller.

O cartão vermelho mostrado ao defensor ucraniano pelo árbitro escocês William Collum se tornou o mais rápido da história da Liga dos Campeões da Europa, independente da fase da competição.

O Bayern de Munique espera agora a definição dos últimos quadrifinalistas, o que acontecerá na semana que vem, com mais quatro jogos, para depois descobrir seu próximo rival, em sorteio marcado para o dia 20 de março, em Nyon, na sede da Uefa.

Para o jogo desta quarta-feira, o Bayern não contou com o volante Xabi Alonso, expulso na ida. Com isso, Schweinsteiger foi escalado como primeiro homem do setor de meio, e Robben, Götze, Müller e Ribéry alinhados mais a frente, com a função de municiar Lewandowski. Titular do Brasil na derrota por 7 a 1, Dante começou no banco e entrou no decorrer da partida.

Na equipe ucraniana, a principal novidade foi o retorno do volante Stepanenko, que cumpriu suspensão em Lviv. Na equipe titular, Lucescu escalou cinco brasileiros: Fred, Taison, Douglas Costa, Luiz Adriano e Alex Teixeira. Ilsinho e Wellington Nem foram lançados na etapa final.

Os rumos da eliminatória começaram a mudar logo no segundo minuto, contudo, quando Götze recebeu na área e foi derrubado por Kucher, sofrendo pênalti, que acarretou na expulsão do defensor do Shakhtar. Müller foi para a cobrança e com muita frieza abriu o placar.

Aos 7 minutos, por muito pouco o Bayern não ampliou, quando Lewandowski arrancou pela esquerda, se desvencilhou da marcação e bateu cruzado para o meio da área. Robben apareceu livre no segundo pau e, apesar do goleiro Pyatov vencido, não conseguiu alcançar a bola.

Depois do lance de perigo, o meia-atacante Taison acabou sacrificado sendo por Lucescu, para que fosse possível fazer a recomposição do sistema defensivo do time de Donetsk, com a entrada do zagueiro Kryvtsov.

Com um homem a mais em campo, os anfitriões tomaram tranquilamente o controle do jogo e até tiveram boas chances de marcar. Aos 19, no entanto, Guardiola perdeu Robben, que sofreu lesão muscular e deu lugar para Rode.

Apesar do desfalque, o Bayern se manteve no campo de ataque na maior parte do tempo. Aos 24, após preciso cruzamento da direita feito por Rafinha, Lewandowski surgiu por trás da zaga e testou, acertando a trave do time ucraniano. Três minutos depois, em ótima jogada de Ribéry, foi a vez de Pyatov salvar, em grande defesa.

A pressão teve auge aos 33 minutos do primeiro tempo, quando a blitz do time bávaro resultou no segundo gol do jogo. Após cruzamento da direita, Lewandowski pegou sobra na área, bateu para a defesa do goleiro ucraniano, mas Boateng apareceu para tocar na direção das redes.

No minuto seguinte ao gol, Müller ficou muito perto de ampliar, ao acertar chute venenoso, que saiu à esquerda de Pyatov. No lance, Lewandowski ainda poderia ter acertado a bola, com a cabeça, mas não conseguiu alcançá-la. No finzinho da etapa inicial, o polonês teve oportunidade, ao finalizar em cima do goleiro rival.

Na etapa complementar, o Shakhtar seguiu entregue, e logo aos 4 minutos as redes da equipe voltaram a balançar, quando Ribéry disparou pela esquerda, tocou para Alaba e recebeu frente a frente com o goleiro adversário, batendo cruzado para marcar o terceiro.

Com a “porteira” do rival aberta, o time de Munique seguiu desfilando e aos 7, o meia-atacante francês fez outra jogada pelo lado canhoto, bateu para o meio, e depois do corte de Pyatov, Müller apareceu para dar um tapa na bola e anotar o quarto.

Bernat, que entrou no decorrer da segunda etapa no lugar de Ribéry, que saiu do campo com dores no tornozelo, fez grande jogada aos 16 minutos e, por muito pouco, não ampliou a goleada, parando na defesa do goleiro ucraniano. Na sequência do lance, Rafinha cobrou escanteio da direita e Badstuber marcou de cabeça.

Na reta final da etapa complementar, mais dois brasileiros saltaram para o gramado, o zagueiro Dante, que substituiu o autor do quinto gol do Bayern, e Ilsinho, substituto de Alex Teixeira no Shakhtar Donetsk.

Quem apareceu aos 29, no entanto, foi o polonês Lewandowski, que recebeu lançamento longo de Schweinsteiger, matou no peito, botou a bola no chão e tocou bem na saída de Pyatov, para marcar o sexto do Bayern na partida.

O golpe final no time de Mircea Lucescu veio aos 42 minutos, quando Boateng puxou contra-ataque, lançou Götze, que teve trabalho para dominar a bola, girou para cima da marcação e bateu cruzado para o fundo das redes, decretando o 7 a 0.

Nos acréscimos, Pyatov ainda evitou que a tragédia se agravasse, ao fazer excepcional defesa em cabeçada de Lewandowski, no último lance importante da partida na Allianz Arena.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.