Chanceler do Irã critica pressão econômica dos EUA e cita ‘cortina de fumaça’
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, criticou nesta quinta-feira (20) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ampliar a pressão econômica contra o país. O chanceler iraniano afirmou, em publicação no X, que a medida é uma “cortina de fumaça” para esconder a crise americana, marcada por uma dívida pública sem precedentes.
“Dobrar a aposta em políticas fracassadas só trará mais derrotas — e a inimizade dos iranianos. O terrorismo econômico dos EUA ameaça a economia global e a soberania em todo o mundo”, disse Araghchi.
Na quarta-feira (19), Trump anunciou medidas econômicas “sem precedentes” contra o Irã e prometeu ampliar a pressão sobre países e empresas que mantenham relações comerciais e financeiras com o regime iraniano.
Em mensagem na rede Truth Social, Trump classificou o pacote como “a operação econômica mais esmagadora já tomada contra qualquer país” e descreveu a iniciativa como uma “guerra econômica” e um “isolamento internacional em escala inédita”.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Eleições nos EUA registram recorde de quase 48 milhões de votos antecipados
Democratas lideram participação antes do pleito de terça-feira (3), mas números ainda não indicam vantagem eleitoral
- Lideranças de esquerda no exterior criam canais digitais inspirados no ‘Exército do Lula’ Estadão Conteúdo · há 8 horas
- COP17 chega a acordos sobre textos fundamentais para proteger a natureza AFP · há 11 horas
- Argentina nega que Brasil tenha pedido explicações pela fuga de Bolsonaro AFP · há 15 horas
- França reforça segurança para manifestações ‘de altíssimo risco’ neste sábado AFP · há 15 horas