Confrontos com a polícia marcam dia de protestos contra e a favor de Maduro na Venezuela
Protestos contra e a favor do regime comandado pelo ditador Nicolás Maduro acontecem neste sábado (9) em várias regiões da Venezuela. Os manifestantes que que pedem a queda do chavista entraram em confronto com a polícia em Caracas.
Os opositores tentavam andar por uma avenida em na capital venezuelana quando foram removidos para a calçada pela polícia em uma tentativa de evitar o motim. De acordo com uma emissora local, uma mulher foi atingida por spray de pimenta.
“A polícia é abusiva mesmo que eles também sofram da mesma calamidade que a gente”, disse a comerciante Lilia Trocel, de 58 anos. “Eu ainda não tenho energia e perdi parte da minha comida”.
As manifestações foram convocadas por Maduro e pelo líder oposicionista e autoproclamado presidente Juan Guaidó durante a última semana, através das redes sociais. “Seguimos em batalha e vitória frente a permanente e brutal agressão contra o nosso povo. Hoje, mais do que nunca, somos anti-imperialistas. Jamais nos renderemos!”, escreveu o ditador no Twitter. A data é marcada por completar quatro anos desde que os Estados Unidos declararam a Venezuela como uma ameaça para a sua segurança.
A Venezuela atravessa o mais longo apagão em décadas, com várias regiões ainda sem luz. O chavista atribui a falta de energia à sabotagens da oposição e dos EUA. Para Guaidó, no entanto, o blecaute foi provocado por corrupção e improbidade do governo.
Além dos EUA, outros 50 países, incluindo o Brasil, apoiam a campanha de Guaidó de destituir Maduro e convocar novas eleições. O oposicionista é o líder da Assembleia Nacional da Venezuela e se autoproclamou presidente interino.
Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
G20 encerra reunião de chanceleres sem consenso sobre segurança internacional
As divergências ficaram evidentes com o cancelamento da tradicional foto oficial dos chanceleres, após representantes europeus ameaçarem boicotar o registro pela presença do ministro das Relações Exteriores da Rússia
- Polônia busca saída para crise institucional AFP · há 39 minutos
- França tem novos protestos contra custo de vida, com confrontos e mais de 290 presos AFP · há 3 horas
- Binance diz ter coberto 90% das perdas após ataque hacker que desviou US$ 6,3 bilhões Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Rubio diz que EUA não estiveram ‘diretamente envolvidos’ em fuga de Flávio do Brasil AFP · há 5 horas