General venezuelano declara apoio a Guaidó e chama Maduro de ditador
O general de divisão da Aviação venezuelana Francisco Esteban Yánez Rodriguez, diretor de Planejamento Estratégico do alto comando da Aviação Bolivariana, disse em vídeo publicado nas redes sociais que considera como legítimo o governo interino de Juan Guaidó, a quem chama de “nosso presidente”. No vídeo, ele afirmou desconhecer o poder do ditador venezuelano, Nicolás Maduro.
Também na gravação, o general apela para que as pessoas saiam às ruas. Ele pediu que os “companheiros militares” não reprimam os protestos contrários à gestão de Maduro.
“Eu me dirijo a vocês para informá-los que não reconheço a autoridade ditatorial e autoritária de Nicolás Maduro e reconheço o deputado Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela”, afirmou o general Francisco Yánez, em que aparece com farda militar no vídeo.
Yánez disse que “90% da Força Armada Nacional Bolivariana (FAN) não está com o ditador, está com o povo da Venezuela“. “A transição à democracia é iminente, continuar mandando a Força Armada seguir reprimindo o nosso povo é continuar com as mortes de fome, de doenças e, Deus me livre, de combates entre nós mesmos”, afirmou.
Nos últimos dias, militares de alta patente têm desertado e declarado apoio a Guaidó. O presidente interino prometeu anistia a todos eles.
*Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Mundo
Perfil de Maduro publica foto do ex-presidente da Venezuela na prisão dos EUA: ‘Estamos firmes’
Na publicação, Maduro aparece com um moletom cinza, um tênis branco, sorrindo e fazendo gestos com os dedos das mãos
- Irã diz ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia em retaliação a ataque em Ormuz Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Mais de 20 pessoas estão desaparecidas após inundação repentina no Grand Canyon AFP · há 3 horas
- EUA voltam a lançar bombas contra o Irã após um mês sem ataques AFP · há 4 horas
- Navio petroleiro é atingido por projétil no Estreito de Ormuz; não há registro de vítimas Estadão Conteúdo · há 6 horas