Morre Clark Olofsson, criminoso ligado à origem do termo ‘síndrome de Estocolmo’
Clark Olofsson, um assaltante que tomou como reféns quatro pessoas durante seis dias em 1973 em um banco de Estocolmo – o incidente que deu origem ao termo “síndrome de Estocolmo” -, morreu aos 78 anos, informou nesta quinta-feira (26) sua família. Olofsson, retratado na série da Netflix “Clark”, faleceu em um hospital sueco após uma longa doença, indicou a mesma fonte ao jornal Dagens ETC. Condenado em múltiplas ocasiões por roubo à mão armada, tentativa de assassinato, tráfico de drogas e agressões, ele passou mais da metade de sua vida na prisão. Este sueco é especialmente conhecido por seu papel no assalto ao banco Kreditbanken, no centro da capital da Suécia, em 23 de agosto de 1973. Naquele dia, outro criminoso, Janne Olsson, invadiu o estabelecimento armado com uma metralhadora e tomou como reféns quatro funcionários, enquanto policiais e franco-atiradores cercavam o prédio.
Sob os efeitos de drogas, exigiu que seu cúmplice Clark Olofsson, que estava na prisão por roubo, fosse levado ao banco. O governo sueco atendeu ao seu pedido. Com a chegada de Olofsson, Olsson se acalmou quase imediatamente, e uma das reféns, Kristin Enmark, começou a vê-lo como um salvador. “Ele me prometeu que nada aconteceria comigo e decidi acreditar nele”, diz ela no livro que escreveu sobre o caso. “Tornei-me a síndrome de Estocolmo. Tinha 23 anos e estava aterrorizada”, detalhou. Em várias ocasiões durante o sequestro, um dos primeiros acontecimentos transmitidos ao vivo, ela defendeu publicamente seus captores.
“Confio plenamente em Clark e no ladrão. Não tenho medo deles de forma alguma, não me fizeram nada. Foram muito gentis”, disse em uma chamada telefônica ao então primeiro-ministro Olof Palme, no segundo dia de seu cativeiro. “Sabe do que realmente tenho medo? Que a polícia invada o banco”, afirmou durante essa conversa.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Após seis dias de tensão, a polícia decidiu agir. Perfuraram o teto do banco e lançaram gás lacrimogêneo. Os dois criminosos se renderam e os reféns foram libertos. Para mostrar seu ressentimento contra as autoridades, os ex-reféns decidiram manter silêncio durante o julgamento de seus sequestradores. Desde então, especialistas debatem se a “síndrome de Estocolmo” é realmente um transtorno psiquiátrico ou mais um mecanismo de defesa diante de uma situação traumática.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”2003231,2003402,2003383″]
continue lendo
Mundo
Presidente da Colômbia manda deportar imigrantes em situação irregular
Líder do país chegou ao poder em 7 de agosto com uma agenda de linha-dura, pausada após um forte terremoto que deixou mais de 300 mortos
- Netanyahu diz que Irã tentou matar um de seus filhos AFP · há 2 horas
- ICE prende pai de membro da Marinha americana que está no Oriente Médio Jovem Pan · há 3 horas
- Tesla faz recall de milhões de carros na China por falha em caso de emergência AFP · há 8 horas
- Rússia retira embaixador no Reino Unido, mas diz que relações estão intactas Europa Press · há 1 dia