‘Não tenho nada para informar, estou bem’, diz Merkel após tremores
Angela Merkel, primeira-ministra alemã, sofreu tremores em público pela segunda vez na última quinta-feira (27) durante uma cerimônia oficial em Berlim. Neste sábado (29), em entrevista na cúpula do G20, ela negou que tenha qualquer problema de saúde.
“Eu não tenho nada particular para informar. Estou me sentindo bem. Estou convencida que da mesma maneira que esta reação surgiu, também voltará a desaparecer”, disse em coletiva conjunta com o ministro de Finanças alemão, Olaf Scholz.
Na sexta (28), a porta-voz adjunta do governo alemão, Martina Fietz, tinha assegurado que Merkel está bem de saúde e capacitada para cumprir todas suas obrigações. As imagens veiculadas de Osaka “mostram uma chanceler totalmente ativa e saudável que cumpre seu trabalho e com todos os encontros agendados”, disse ela.
Os tremores mais recentes aconteceram na posse da nova ministra da Justiça, Christine Lambrecht, no palácio Bellevue, em Berlim. De acordo com informações da imprensa internacional, Merkel tremeu por cerca de dois minutos durante o discurso do presidente federal Frank-Walter Steinmeier e tentou controlar cruzando os braços.
As imagens foram captadas por emissoras de televisão estrangeiras e compartilhadas nas redes sociais.
É oficial. A Merkel não anda bem. Hoje houve outro caso. pic.twitter.com/KsJMhk9GMt
— João Santana Lopes (@jsantanalopes) June 27, 2019
No último dia 18, a chanceler já havia apresentado os mesmos sintomas uma cerimônia oficial na presença do novo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na ocasião, no entanto, declarou que o tremor ocorreu por uma suposta desidratação. A temperatura em Berlim estava próxima dos 30°C. “Estou bem. Bebi, pelo menos, três copos de água. Agora me sinto bem de novo”, disse.
*Com EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Incêndio atinge antiga casa de montanha de Hitler na Alemanha
De acordo com a polícia local, um suspeito foi preso temporariamente; residência fica localizada em Obersalzberg, no sul do país
- Trump afirma que eleições no Brasil ‘pareceram fraudadas’, mas diz que gosta de Lula Júlia Lara · há 1 hora
- Delcy Rodríguez acusa Machado de fazer um ‘show’ com retorno à Venezuela AFP · há 1 hora
- Sheinbaum diz que vitória de Lula é ‘lufada de ar fresco’ para América Latina AFP · há 4 horas
- Vaticano confirma viagem do papa à América do Sul; Brasil fica de fora AFP · há 5 horas