Trump diz que Irã demorou muito para negociar e agora terá de ‘pagar o preço’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (10) que o Irã terá de “pagar o preço” por ter demorado a fechar um acordo para encerrar o conflito no Oriente Médio, em meio a uma nova escalada militar entre Washington e Teerã.
Em publicação na Truth Social, Trump declarou que as Forças Armadas iranianas estão “completa e totalmente destruídas” e classificou o país como “só conversa e nenhuma ação”. “Eles demoraram demais para negociar um acordo que teria sido ótimo para eles, agora terão de pagar o preço”, escreveu. O republicano também afirmou que “o valentão do Oriente Médio está morto”, em referência ao Irã.
A declaração ocorre após os Estados Unidos realizarem bombardeios contra alvos iranianos durante a madrugada. Segundo o Comando Central militar americano (Centcom), os ataques tiveram como alvo sistemas de defesa aérea, estações de controle terrestre e radar da vigilância. Washington afirmou que a operação foi uma resposta proporcional a ataques recentes contra forças americanas e embarcações comerciais que transitam pela região.
Teerã reagiu lançando ataques contra Bahrein, Kuwait e Jordânia, países que abrigam bases dos EUA. As autoridades locais informaram ter interceptado os projéteis. O governo iraniano classificou a ação americana como “violação de sua soberania” e reiterou o direito de responder militarmente.
A nova rodada de hostilidades ocorre um dia após a queda de um helicóptero de ataque AH-64 Apache do Exército dos EUA próximo ao Estreito de Ormuz. Segundo autoridades americanas, a aeronave colidiu com um drone iraniano, o que foi negado pelo Irã. Os dois pilotos foram resgatados sem ferimentos.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Eleições legislativas nos EUA: cenários para a reta final do segundo mandato de Trump
Analistas, agregadores de pesquisas, sites de apostas e projeções políticas indicam que os democratas têm mais de 90% de chance de retomar o controle da Câmara dos Deputados
- Nove pessoas morrem após queda de avião em avenida na Flórida; veja vídeo Estadão Conteúdo · há 15 minutos
- Binance registra retiradas líquidas de US$ 3,64 bilhões após retomada de saques Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Eleições nos EUA: democratas lideram pesquisas e ameaçam maioria republicana no Congresso Jovem Pan · há 3 horas
- Trump e republicanos se mobilizam para evitar vitória democrata nas legislativas AFP · há 3 horas