Trump embarca para Oriente Médio para participar da cúpula da paz e garante: ‘Guerra em Gaza acabou’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (12) que “a guerra acabou” e que “todos estão muito animados” com o cessar-fogo em Gaza e a liberação dos reféns, prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 13, pela manhã, no horário de Israel. “A guerra terminou, certo? Entenderam?”, disse Trump a jornalistas quando foi questionado se tinha certeza de que o conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas havia chegado ao fim.
“Este é um evento muito especial”, afirmou aos repórteres antes de entrar no Air Force One a caminho de Israel. Trump também participará de uma cúpula multinacional pela paz no Egito com diversos países ocidentais, muçulmanos e árabes. O presidente americano acrescentou que tem sido uma “honra estar envolvido” nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Nesta quinta-feira (12), oprimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a libertação dos reféns, prevista para a manhã de segunda-feira (13), no horário local, marcará o “início de uma nova era” para o país. “Esta é uma noite emocionante. Uma noite de lágrimas. Uma noite de alegria, porque amanhã os filhos retornarão à sua terra natal. Amanhã marca o início de uma nova era – um caminho de cura, um caminho de reconstrução”, disse o premiê de Israel, que também declarou, em um discurso emocionado, que seu país alcançou “enormes vitórias” na guerra contra o Hamas em Gaza, embora tenha advertido que “a luta ainda não terminou”.
Os países mediadores do acordo de cessar-fogo em Gaza assinarão um documento como garantes durante a cúpula de segunda-feira no balneário egípcio de Sharm El-Sheikh. “Os signatários serão os garantes”, e esses países são “Estados Unidos, Egito, Catar e, provavelmente, Turquia”, declarou o diplomata informado sobre os preparativos da cúpula, que falou sob condição de anonimato. O Ministério das Relações Exteriores do Egito anunciou neste domingo que durante a cúpula — copresidida por Estados Unidos e Egito — será assinado o “documento que põe fim à guerra na Faixa de Gaza”.
[jp-related-posts ids=”2066940,2066898″]
*Com informações da AFP