YouTube suspende canal pró-Irã que publicava vídeos zombando de Trump
O YouTube anunciou, nesta quarta-feira (15), o fechamento de um canal pertencente a um grupo pró-Irã que produzia vídeos virais inspirados na estética dos brinquedos Lego, gerados por inteligência artificial, ridicularizando o presidente americano Donald Trump.
A Explosive Media, um grupo de criadores de conteúdo que se autodescreve como independente — embora se suspeite amplamente que mantém vínculos com o governo iraniano —, ganhou notoriedade na internet graças aos vídeos de animação que acumularam milhões de reproduções desde que Estados Unidos e Israel iniciaram sua guerra contra o Irã no fim de fevereiro.
“Fechamos esse canal por violar nossas políticas sobre spam, práticas enganosas e golpes”, declarou à AFP um porta-voz do YouTube, sem oferecer mais detalhes.
O canal foi suspenso em 27 de março, acrescentou. A Explosive Media continuava publicando vídeos que zombam dos esforços bélicos dos Estados Unidos em outras plataformas, como a rede social X — de propriedade de Elon Musk — e o aplicativo de mensagens Telegram.
A rede social Instagram, de propriedade da Meta, também eliminou a conta do grupo, informaram meios de comunicação americanos.
No entanto, outra conta com o mesmo nome continuava ativa nesta quarta-feira. Procurada pela AFP, a Meta não respondeu a um pedido de comentário.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Presidente do Irã afirma que ameaças dos EUA prejudicam solução diplomática
Masoud Pezeshkian reafirmou disposição iraniana ao diálogo
- Câmara dos EUA aprova projeto de financiamento de curto prazo e evita shutdown antes de midterms Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Explosão de carro-bomba deixa um morto e 11 feridos na Colômbia AFP · há 11 horas
- Starmer renuncia ao Parlamento britânico após deixar cargo de premiê Jovem Pan · há 14 horas
- Número de mortes causadas pela avalanche no Nepal e no Tibete passa de 1.000 AFP · há 16 horas