99 encerra serviço de transporte de passageiros por aplicativo de moto em SP
A empresa de mobilidade 99 informou à Prefeitura de São Paulo que não irá mais operar o serviço de transporte de passageiros por meio de motos na capital paulista. A decisão acontece após a implementação de novas regulamentações para o setor. A companhia informou que, a partir de agora, o foco na cidade será a expansão de serviços de entregas, como o transporte de alimentos e correspondências.
As novas normas que regulamentam a atividade foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo poder executivo municipal em dezembro do ano passado. A legislação estabelece uma série de exigências direcionadas tanto aos condutores quanto às empresas responsáveis pelos aplicativos.
Para os motociclistas, as regras determinam a idade mínima de 21 anos e proíbem a circulação no centro expandido, conhecido como mini anel viário. Também há restrições para a circulação em vias de trânsito rápido e em dias de chuva forte. A lei exige ainda a realização de cursos, exames toxicológicos e o uso de equipamentos de segurança.
As empresas de aplicativo, por sua vez, passam a ser obrigadas a contratar seguro para os passageiros, instalar pontos de descanso para os motociclistas e implementar limitadores de velocidade dentro das plataformas digitais. O descumprimento das regras, seja por parte dos trabalhadores ou das companhias, pode resultar em multas diárias que variam de R$ 4 mil a R$ 1,5 milhão.
Entidades que representam as empresas do setor, como Uber e a própria 99, classificam as novas exigências como proibitivas e afirmam que recorrerão à Justiça. O argumento é de que as medidas inviabilizam a oferta do serviço de mototáxi em São Paulo. Em contrapartida, a prefeitura afirma que as restrições foram elaboradas com base em dados técnicos, com o objetivo principal de garantir a segurança dos passageiros.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Economia
Setor de serviços de SP cresce 4% no 1º semestre de 2026
Segundo dados do IBGE, o estado corresponde a 47,88% do total de serviços prestados no Brasil
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 6 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 1 semana
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas