Aplicativo que envelhece rosto de usuários é notificado pelo Procon por possível coleta de dados
O Procon notificou nesta quinta-feira (18) o Faceapp, aplicativo que virou febre na internet por envelhecer os rostos dos usuários. Nos últimos dias, a ferramenta tem sido alvo de questionamentos quanto à sua política de privacidade.
De acordo com o diretor executivo do Procon, Fernando Capez, a preocupação é a de que o aplicativo faça uso indevido das imagens e dados dos usuários.
Também foram notificadas as empresas de tecnologia Google e Apple por disponibilizarem o aplicativo nas lojas oficiais. De acordo com o Procon, elas seriam corresponsáveis pelo potencial abuso do Faceapp.
Até o momento o aplicativo já foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, os termos de uso e a política de privacidade da ferramenta passaram despercebidos pela maioria dos usuários:
É por meio dessas normas que o aplicativo explica aos usuários quais são as condições de utilização do serviço. Apesar de essenciais, elas estão todas em inglês.
O Faceapp, que tem endereços localizados nos Estados Unidos, Rússia e Panamá, afirma que não vende informações a terceiros, mas que pode compartilhar alguns dados com empresas parceiras.
Ainda de acordo com a ferramenta, os prestadores de serviços do aplicativo podem ter acesso às informações dos usuários conforme necessário.
O Procon aguarda agora um esclarecimento da empresa quanto à suspeita de coleta indevida de dados. O caso deve então seguir para a diretoria de fiscalização da Fundação para ser avaliado.
Caso seja comprovada a prática abusiva, Faceapp, Google e Apple podem ser multados em até R$ 10 milhões.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 3 semanas