Após dois adiamentos, Anatel marca votação do edital do 5G para sexta-feira
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai votar o edital do 5G nesta sexta-feira, 24. A aprovação no conselho diretor da agência autoriza a publicação do leilão da nova geração de internet móvel no Brasil. A análise final foi adiada duas vezes. O conselheiro Moisés Moreira pediu vista na última reunião. “Aqueles que hoje estão preocupados, que me criticam, em um futuro breve entenderão o verdadeiro propósito dessas vistas e sentir-se-ão protegidos, isso porque vale mais alguns dias criteriosos do que o açodamento impensado”, disse na ocasião. O relator do processo, o conselheiro Emmanoel Campelo, cobrou celeridade na decisão. “Na medida que adiamos o 5G, o país perde em termos de ganho de competitividade, em crescimento econômico, além da questão do incremento ao nosso sistema público de educação”, pontuou.
Moisés Moreira solicitou a nova data após o presidente Jair Bolsonaro editar dois decretos para agilizar o leilão. O autor do pedido de vista considerava que a Anatel poderia responder por eventuais falhas em dois projetos. Bolsonaro autorizou que outros órgãos, entidades públicas ou privadas, além da Telebras, possam administrar a rede privativa federal, dentro das contrapartidas na exploração da tecnologia 5G. No outro decreto, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável terá custos bancados pelas empresas vencedoras do certame. O governo federal deseja realizar o leilão ainda em outubro. O Ministério das Comunicações quer o 5G em todas as capitais brasileiras até julho de 2022.
[jp-related-posts ids=”1158619,1157424,1156698″]
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas