Ar condicionado pode gastar menos que vidro aberto, sabia?

  • Por Jovem Pan
  • 28/03/2014 17h43
Divulgação Vidro aberto pode aumentar o consumo em 10%

Essa dúvida é comum entre muitos motoristas: o que é mais barato? Andar com o ar condicionado ligado ou com o vidro aberto?

Para analisarmos essa questão é necessário ter em mente dois aspectos: o uso do ar-condicionado aumenta o consumo em cerca 10%. Em contrapartida, um carro com os vidros abertos e que trafegue a uma velocidade acima dos 70 km/h também gasta 10% a mais de combustível, pois o arrasto aerodinâmico do vento que entra na cabine faz com que os vidros abertos funcionem como um paraquedas que detém o carro.

Analisando apenas em termos de economia, andar com os vidros abertos na cidade compensa mais, mas na estrada o ideal é ligar o ar condicionado. Na prática, no entanto, o risco de andar com os vidros sempre abertos pode representar um perigo nas grandes cidades e, por isso, muitos motoristas optam sempre pelo ar condicionado.

Se bem utilizado, o ar condicionado pode ser um grande aliado para seu conforto e segurança. Para saber mais, veja dicas de como deixar seu carro mais fresco no verão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.