SP chega a 13.759 mortes por Covid-19; interior tem mais óbitos que a capital

Pela primeira vez, as cidades do interior de São Paulo registraram mais mortes por Covid-19 que a capital

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2020 15h02
LINCON ZARBIETTI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO UTI de um hospital O estado de São Paulo já tem 13.759 mortes por Covid-19

O estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira (25) o 9.765 novos casos de Covid-19 e 407 óbitos pela doença. É o segundo dia consecutivo em que há mais de 9 mil novos diagnósticos da doença.

Com os dados das últimas 24 horas, o estado já tem 248.587 infecções pelo novo coronavírus e 13.759 mortes.

Pelo primeiro dia, o acumulado de mortes no interior do estado ficou maior do que o da capital. Somadas, as cidades do interior paulista têm 6.677 óbitos, contra 6.675 apenas na capital, excluindo a região metropolitana. De acordo com a Secretaria da Saúde, os números estão dentro das projeções do governo feita para este mês.

O secretário executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, destacou que a taxa de incidência da doença por milhão de habitantes na capital ainda é muito maior do que no interior. Na cidade de São Paulo, são 9.244 infectados por milhão de habitantes, contra 3.728 nas cidades do interior.

“A diferença é muito grande nesta taxa de casos, quando comparamos o interior com a capital. Isto nos leva a acreditar e projetar o aumento significativo que nós teremos no interior do estado”, disse o secretário executivo.

Ele disse que, na capital, os indicadores são de estabilidade de novos casos. Citando relatório obtido de uma rede privada de saúde da capital desde a segunda quinzena de março, afirmou que “o número de pacientes internados nessa rede de hospitais privados foi o menor neste período”. “Nas últimas semanas na capital, tem havido um decréscimo sustentado na solicitação de leitos para internação, tanto em leitos de enfermaria quanto de tratamento intensivo para Covid”, complementou.

“Temos aqui alertado o interior do Estado, apoiado aumentado a capacidade hospitalar em todo o território. São mais de 2.266 respiradores distribuídos neste momento e também com EPIs anunciados hoje”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, buscou reforçar o pedido à população para manter a quarentena, respeitando o distanciamento social e usando as máscaras. “Depende muito de cada um de nós, e que nós façamos a nossa parte.”

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.