Banco do Brasil é líder em reclamações; Santander e Bradesco vêm na sequência
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O Banco Central liberou nesta terça-feira (15) o ranking de reclamações contra as instituições financeiras no País. No topo está o Banco do Brasil, seguido pelo Santander e pelo Bradesco. A lista traz apenas instituições que tenham mais de quatro milhões de clientes e analisa o último trimestre de 2018.
Entre as principais reclamações, tanto nas instituições maiores quanto nas menores, está a irregularidade quanto a produtos e serviços oferecidos, falta de confiança na instituição, assim como sensação de insegurança e dúvidas quanto à legitimidade de transações e serviços ligados ao crédito.
Para calcular o índice, o número de reclamações – apenas as que procedem – é dividido pelo total de clientes do banco e, então, o valor é multiplicado por um milhão. Quanto maior o resultado final, pior é avaliação da instituição.
Os dez primeiros bancos e instituições financeiras da lista são:
- Banco do Brasil: 24,98
- Santander: 24,04
- Bradesco: 23,52
- Banrisul: 19,30
- Caixa Econômica Federal: 18,92
- Itaú: 17,33
- Omni: 12,42
- Votorantim: 12,15
- Banco CSF: 7,18
- Midway: 6,04
Ranking das instituições menores
Para criar o índice de reclamações de instituições financeiras com menos de quatro milhões de clientes, o Banco Central utiliza um ranking diferente. Aqui, quem desponta como a instituição com mais reclamações é a Modal, seguida pela Facta Financeira e pela Pan.
Os dez primeiros entre as instituições menores com maiores índices de reclamações são:
- Modal: 1827,79
- Facta Financeira: 497,39
- Pan: 291,54
- Intermedium: 198,61
- BRB: 137,02
- Paraná Banco: 136,15
- Agibank: 119
- Safra: 95,92
- BNP Paribas: 95,45
- BMG: 63,97
*com informações do Estadão Conteúdo
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