Bienal do RJ: fiscais são vaiados ao buscarem HQ com beijo gay

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2019 15h21
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO No dia anterior, o prefeito Marcelo Crivella havia criticado o livro; prefeitura nega homofobia

Nesta sexta-feira (6), fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública estiveram na Bienal do Rio de Janeiro para checar de que forma o livro em quadrinhos “Vingadores, a Cruzada das Crianças” estava sendo comercializado. Sob vaias de parte do público, eles percorreram os estandes, mas não encontraram nenhum exemplar.

Menos de 40 minutos depois da abertura da feira literária, o livro já estava esgotado nos 520 estandes. No dia anterior, o prefeito Marcelo Crivella havia criticado o HQ, que apresenta personagens gays. Segundo a prefeitura, não se trata de homofobia, mas sim do respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que recomenda que “publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes sejam comercializadas com lacre”.

De acordo com a presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Suzana do Monte Moreira, a determinação do estatuto só se aplica a casos em que há imagens de nudez ou sexo explícito. No caso do livro da Marvel, há somente uma imagem de um beijo entre dois homens inteiramente vestidos dentro do livro.

A especialista lembra que o casamento homoafetivo é reconhecido no País desde 2011 e que a homofobia é considerada crime similar ao racismo.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.