Big techs ignoram convite da AGU para discutir políticas de moderação em plataformas digitais
A Advocacia Geral da União (AGU) organizou nesta quarta-feira (22) uma audiência pública com o objetivo de discutir políticas de moderação em plataformas digitais, contudo não teve participação das plataformas para debater moderação. “As plataformas foram convidadas e não participaram, preferiram não participar desta audiência pública. É uma opção, nós respeitamos”, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
“Isso não interdita o debate, o diálogo, que está sempre aberto. Eu recebi, inclusive pessoalmente, o contato de algumas plataformas manifestando o interesse de continuar colaborando com o governo brasileiro”, acrescentou. Participaram da reunião pesquisadores do tema e membros de diferentes grupos da sociedade. Iniciativa surge em resposta a recentes mudanças implementadas pela Meta, que anunciou alterações em sua política, que permitem a associação de questões relacionadas a doenças mentais com gênero ou orientação sexual em contextos religiosos, ou políticos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Essa mudança levantou alertas sobre a proteção de direitos e a necessidade de um debate mais amplo sobre o tema. Messias defendeu que o Estado é responsável pela segurança não apenas nas ruas. “Além da Meta, outras plataformas como Alphabet (Google e YouTube), TikTok, Kwai, X e LinkedIn também foram convidadas a participar do evento. Nós temos o compromisso de segurança em todas as vias, inclusive nas digitais”.
Messias acrescentou que as empresas, se quiserem, podem enviar informações sobre o tema até sexta-feira (25). De acordo com o ministro, o resultado das discussões será enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF), como “subsídios” para julgamentos em curso, que envolvem o Marco Civil da Internet, e também para o Congresso.
[jp-related-posts ids=”1833302,1832736″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Brasil
ONS avalia acionar plano emergencial de energia elétrica durante o feriado
Probabilidade é considerada "média" para o domingo e "baixa" para o 7 de Setembro
- Interrogatório de tenente-coronel acusado de matar esposa é adiado pela terceira vez Jovem Pan · há 2 horas
- Cabral é condenado por esquema de regalias durante prisão no Rio Agência Brasil · há 2 horas
- Entenda qual a diferença entre o 7 de setembro e a Independência da Bahia em 2 de julho Jovem Pan · há 7 horas
- A verdade sobre o que realmente aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 no Rio Ipiranga Jovem Pan · há 8 horas