Bombeiros combatem foco de incêndio no Pantanal

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida pelas chamas tem em torno de 100 quilômetros e abrange, majoritariamente, propriedades privadas

  • Por Jovem Pan
  • 28/10/2019 15h28 - Atualizado em 28/10/2019 15h44
Reprodução/Twitter CMO Incêndio volta atingir Pantanal Incêndio volta atingir Pantanal, no Mato Grosso do Sul

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tenta controlar, desde a madrugada do último sábado (26), um incêndio no Pantanal. A área afetada localiza-se à margem rodovia BR-262, entre os municípios de Corumbá e Miranda. Ao todo, dez homens foram destacados para a missão.

Segundo o sargento André Marti, ainda não se pode determinar as dimensões da região atingida, embora se estime que seja de, no mínimo, 100 quilômetros. A extensão pode ser maior porque as chamas alcançam a vegetação rasteira e também a copa das árvores, de forma que o fogo acaba se espalhando, explicou Marti.

Nesses pontos, as labaredas podem chegar a 5 ou 6 metros de altura e tornam mais difícil o acesso dos bombeiros. O total da área consumida pelo incêndio poderá ser confirmado somente após uma varredura aérea, que está sendo providenciada nesta segunda-feira (28).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trecho abrange, majoritariamente, propriedades privadas. Ele disse ainda que a corporação não descarta a hipótese de o incêndio ter caráter criminoso, devido à grande quantidade de focos.

Até o momento, não há registro de feridos. O fogo, porém, quase atingiu um hotel. Os proprietários do estabelecimento agiram rapidamente, antes mesmo da chegada dos bombeiros, e evitaram que o fogo atingisse o local. “Eles se assustaram com a intensidade do calor”, comentou o sargento.

A região atingida pelo incêndio encontra-se em um dos mais importantes biomas do mundo, o Pantanal Mato-Grossense. No Pantanal, já foram identificadas quase 2 mil espécies de plantas, muitas delas com potencial medicinal.

No bioma, também vivem muitas espécies que já estão ameaçadas em outras regiões do Brasil. O município de Miranda fica a cerca de 130 quilômetros de Bonito, cidade que ganhou fama por suas belezas naturais.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.