Brasil poderá realizar até 50 mil testes para coronavírus diariamente
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou no sábado (11) que o Brasil poderá realizar entre 30 mil e 50 mil testes, por dia, para diagnosticar o novo coronavírus. Atualmente, cerca de quatro mil testes são realizados por dia.
“Estamos fazendo o máximo possível de acordo com a disponibilidade de insumos neste momento e de acordo com realidade do Brasil”, disse em entrevista coletiva para apresentar o Boletim Epidemiológico Diário.
Segundo Wanderson, não será possível testar todas as pessoas, mas será feito em quantidade suficiente para analisar a propagação da doença.
“Teremos testes em quantidade suficiente para realizarmos a avaliação do cenário epidemiológico. Os testes são para conhecer a epidemia e para algumas regiões do país para que a gente possa tomar a decisão baseada na evidencia mais robusta possível”, disse.
O secretário disse ainda que serão criados centros de coleta, onde as pessoas com sintomas leves farão os testes e receberão o resultado pelo celular em até 36 horas. “Ainda não implementamos porque esperamos as máquinas serem instaladas no parceiro privado que ganhar a concorrência. Estamos trabalhando para que isso seja o mais breve possível”, disse.
Ainda de acordo com Wanderson, a iniciativa piloto deve começar em Curitiba e no Rio de Janeiro, com as máquinas da Fundação Oswaldo Cruz. Segundo ele, uma parceria com o Instituto Butantan para o estado de São Paulo está sendo realizada.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo registra tarde mais fria para um mês de setembro em 26 anos
Capital registrou 13,6 °C, a menor temperatura máxima registrada foi de 13,1 °C, em 26 de setembro de 2000
- Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes Jovem Pan · há 22 horas
- Veja quais são os próximos feriados do 2º semestre Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Quadrilha invade e furta casa em área nobre de São Paulo Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Mulher de PM é achada morta em Embu das Artes; polícia investiga o caso Estadão Conteúdo · há 1 dia