Funai informa a morte de mais dois indígenas por Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2020 19h54
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Funai informou neste sábado (11) que mais dois indígenas morreram vítimas do novo coronavírus em Manaus, Amazonas.

Por meio de nota, o órgão lamentou a morte de um indígena da etnia tikuna, de 78 anos, e de uma indígena Kokama, de 44 anos. A confirmação se deu pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões.

O indígena Tikuna foi removido do Hospital de Tabatinga (AM), em UTI aérea do Estado, para tratar de problemas cardíacos. Estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Durante o período de tratamento hospitalar, o teste para Covid-19 acusou positivo, o que agravou seu quadro.

A indígena Kokama estava internada desde 28 de fevereiro, na cidade de Manaus, para tratamento de anemia. O quadro da paciente agravou-se após contrair a Covid-19, quando passou a respirar por aparelhos. De acordo com o atestado de óbito, a indígena faleceu em decorrência de insuficiência respiratória aguda.

Na sexta, a Funai confirmou a morte de um indígena yanomami de 15 anos de idade. Alvaney Xiriana Pereira havia sido diagnosticado com coronavírus.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.