Governo autoriza aumento de até 4,5% nos preços dos medicamentos
O preço dos medicamentos terá um aumento de até 4,5% a partir deste domingo (31), de acordo com a autorização do governo federal. O reajuste foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) e publicado no Diário Oficial da União (DOU). Esse percentual funciona como um limite máximo para o aumento. O ajuste anual dos preços dos remédios é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou 4,5% nos últimos 12 meses até fevereiro. As empresas detentoras de registro de medicamentos têm até 15 dias após a publicação da resolução para realizar os ajustes de preços, conforme orientações da CMED.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Diferentemente de anos anteriores, em 2024 não haverá distinção de aumento em três faixas, indicando medicamentos por meio da competitividade do mercado. A resolução da CMED estabeleceu outros índices, como produtividade do setor e custos de produção. A recomposição anual de preços pode ser aplicada em cerca de 10 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. Apesar do reajuste autorizado pelo governo, a aplicação imediata do aumento não é garantida, pois depende de cada farmácia e da indústria farmacêutica. O Sindusfarma recomenda que os consumidores pesquisem as melhores ofertas.
Publicada por Felipe Cerqueira
[jp-related-posts ids=”1569632,1564587″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Brasil
Nunes cria grupo para analisar investigação sobre infiltração do PCC no transporte de SP
Operação mira o ex-vereador Milton Leite e outros suspeitos de ligação com a facção
- Fim de MP amplia margem do consignado e reacende debate sobre superendividamento Misael Mainetti · há 15 horas
- Oito estados e DF registram recorde de chuvas para o mês de setembro Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Polícia Civil de SP dará posse ao maior número de investigadores da história David de Tarso · há 20 horas
- Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai Agência Brasil · há 23 horas