Cuidados com a higiene bucal podem prevenir complicações do coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2020 09h33
  • BlueSky
OLYMPUS DIGITAL CAMERA Freeimages Além de cuidar da boca e dos dentes, o cuidado com as mãos também ajuda na saúde bucal da população

Em tempo de pandemia, cuidados com a higiene devem ser redobrados o que também inclui a limpeza dos dentes e da boca. Segundo o professor Vinícius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), da Universidade de São Paulo (USP), a falta de higiene bucal pode agravar o estado de saúde de pacientes com coronavírus.

Ele afirma que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

“É muito importante que nós façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com coronavírus, e mesmo quem não tenha a doença, do agravamento de infecções pulmonares, é imprescindível a higienização bucal correta.”

Além de cuidar da boca e dos dentes, o cuidado com as mãos também ajuda na saúde bucal da população. “Como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador da língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem limpas, para que a gente possa levá-las até a cavidade bucal.”

Escova dental

De acordo com Pedrazzi, sempre que houver a recuperação de uma infecção, como pela covid-19, é necessário fazer a troca da escova dental para evitar o risco de recontaminação. O professor diz ainda que as medidas devem ser sempre adotadas, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por outro vírus.

Uma dica é higienizar as escovas dentais e dos higienizadores de língua mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso.

*Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.