Manifestantes pró-Bolsonaro protestam contra governadores em Brasília

O grupo, marcado pela presença de religiosos, critica os governos estaduais pelas quarentenas, fechamento dos comércios e a falta de apoio ao uso da cloroquina

  • Por Jovem Pan
  • 19/07/2020 12h36
WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Manifestantes foram, mais uma vez, à Brasília para apoiar Bolsonaro

Um grupo de manifestantes foi, neste domingo (19), ao Congresso Nacional, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra os governadores. A Polícia Militar não tem divulgado levantamento sobre a quantidade de manifestantes em atos que acontecem em Brasília. O grupo, marcado pela presença de religiosos, trouxe críticas aos governos estaduais pelas quarentenas, fechamento dos comércios e a falta de apoio ao uso da cloroquina no tratamento contra a covid-19, como defende Bolsonaro desde o início da pandemia. Eles carregavam cruzes, para simbolizar cada um dos Estados do País e o Distrito Federal.

Muitos manifestantes ignoraram a recomendação básica de uso de máscaras, como orienta o Ministério da Saúde. Diferentemente do que se viu em atos anteriores realizados em Brasília, a aglomeração não é marcada por protestos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Congresso. No Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (Republicanos-SP) escreveu que ocorre, na Esplanada dos Ministérios, uma “concentração para manifestação popular, sem pão com mortadela.”

Bolsonaro, que está com covid-19 e permanece no Palácio da Alvorada, disse no sábado que não poderia comparecer ao ato, para “não dar mau exemplo”. O presidente voltou a dizer que os Estados são responsáveis pela crise, porque estão “deixando a economia se esfacelar”. O presidente também voltou a criticar a resistência dos Estados sobre o uso da cloroquina, apesar de os estudos médicos realizados até agora não demonstrarem benefício no uso da substância, mas sim efeitos colaterais para seus usuários.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.