Após instabilidade nos sites, MEC prorroga prazos do Prouni e Fies

Na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar indícios de sabotagem aos portais

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2019 20h23 - Atualizado em 14/08/2019 20h25
Divulgação prouni Prazo para o Prouni passou para 19 de agosto e Fies para 16

Devido a instabilidade nos sites do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição nos programas para estudantes e instituições, respectivamente.

Com isso, os estudantes que não se matricularam no Prouni terão até 19 de agosto para concorrer a uma das bolsas remanescentes pelo site do programa. O prazo terminaria nesta sexta-feira (16). Já para os matriculados, a data final segue sendo dia 30 de setembro.

No caso do Fies, o prazo passou para 16 de agosto. Trata-se do período que as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das IES têm para validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fies. O processo é feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Aberto até 23 de agosto, o prazo para pré-seleção dos alunos na lista de espera por financiamento estudantil conta com diversas convocações ao longo do tempo. Os estudantes afetados foram chamados em 4 de agosto. Eles tiveram até o dia 10 para complementar a inscrição.

“O MEC decidiu prorrogar os prazos do ProUni e do Fies para não prejudicar a prestação do serviço à população”, explicou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel. Na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar indícios de sabotagem aos portais.

O Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade. A pasta, no entanto, não identificou a necessidade de prorrogar o prazo. A data limite para envio das informações continua a ser 23 de agosto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.