‘É mentira que a Amazônia arde em fogo’, diz Bolsonaro

O presidente falou por videoconferência durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia pela Amazônia; ele também defendeu ‘tolerância zero’ contra crimes ambientais para preservação da floresta

  • Por Jovem Pan
  • 11/08/2020 15h14 - Atualizado em 12/08/2020 08h18
jair-bolsonaro-ema DF - BOLSONARO/ALVORADA - POLÍTICA - O presidente da República, Jair Bolsonaro, no gramado do Palácio da Alvorada, em Brasília, durante a cerimônia de arriamento da bandeira nacional, nesta terça-feira, 21. Bolsonaro está em isolamento no local após ter sido diagnosticado com covid-19. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mesmo após alta no desmatamento da floresta amazônica este ano em relação ao anterior, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira (11) que o Brasil é criticado de maneira injusta por outros países do mundo que possuem interesse na região. Ele disse que “é uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo”. “Nós devemos combater isso com números verdadeiros. E é o que estamos fazendo”, declarou o presidente brasileiro durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia pela Amazônia, por videoconferência.

Bolsonaro relembrou que, em julho, o Brasil apresentou redução de 28% no desmatamento em relação a 2019, mas não mencionou que os números totais indicam avanço de 34% no desmate. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alvo de críticas do presidente no passado. “Nós sabemos o quanto somos criticados de maneira injusta por muitos países do mundo. Nós, com perseverança, com determinação e com verdade, devemos insistir. Essa região é muito rica, é praticamente o que sobrou do mundo no tocante a questão ambiental e riquezas naturais. Vamos resistir”, disse Bolsonaro aos outros presidentes dos países amazônicos. A frase foi traduzida simultaneamente.

“Nosso empenho é grande, é enorme no combate aos focos de incêndio e ao desmatamento. Podem ver, em julho deste ano, levando-se em conta julho do ano passado, nós registramos uma diminuição de 28% de desmatamento ou queimadas na região. Mas, mesmo assim, ainda seguimos sendo criticados. Afinal, o Brasil é uma potência no agronegócio”, afirmou o presidente brasileiro. Bolsonaro também falou aos outros chefes de Estado da região que a política do seu governo é de “tolerância zero” contra crimes ambientais. “Nossa política é de tolerância zero, não somente para o crime comum, mas também para a questão ambiental. Combater os ilícitos é essencial para a preservação da nossa Amazônia, mas não é tudo, temos que estimular também na região o desenvolvimento sustentável.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.