Pazuello apoia isolamento e lamenta 100 mil mortes: ‘Não é só um número’

Ministro interino ainda criticou protocolos adotados no início da pandemia no país

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2020 13h14 - Atualizado em 11/08/2020 08h13
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo Ex-ministro da Saúde com máscara do SUS Eduardo Pazuello, ministro interino da saúde

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira, 10, que o país sofre com as mais de 100 mil mortes por Covid-19 e que isso “não é (apenas) um número”. Em um discurso em que citou várias vezes um “esforço de guerra”, Pazuello declarou que protocolos adotados no início da pandemia estavam errados e disse apoiar as medidas de isolamento adotadas por Estados e Municípios. “Medidas preventivas, de afastamento social, são medidas de gestão dos Municípios e dos Estados, e nós apoiamos todas elas”, afirmou, durante cerimônia de inauguração de um centro de testagem de amostras para coronavírus na sede da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio. “Quem sabe o que é necessário naquele momento (da pandemia) precisa de apoio, e nós apoiamos ”

Segundo Pazuello, quem sentir sintomas de Covid-19 deve procurar as unidades de saúde imediatamente. “Nós estamos todos os dias revendo nossos protocolos, procurando o que tem de melhor e alterando o que não estava dando certo. Diagnóstico e testagem é a base do tratamento precoce”, comentou. “Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Isso não funciona. Não funcionou, e deu no que deu. Nós há dois meses já mudamos esse protocolo.”

Na sequência, o ministro interino da saúde comentou sobre a marca de mais de 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. “Todos os dias nós sofremos as perdas. Não é um número. Não é um número Não foi 95 mil, 98 mil, não foi 100 ou 101, que vai fazer a diferença. O que faz a diferença é cada um brasileiro que se perde”, afirmou Pazuello. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde até este domingo, 9, o número total de óbitos é de 101.049.

Inauguração

O ministro interino participou da cerimônia de início das operações da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, que vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção do novo coronavírus.

Segundo a Fiocruz, o novo centro de testagem tem potencial para processar diariamente até 15 mil testes moleculares, elevando a capacidade de análise na sede da fundação para 17,5 mil. Uma outra unidade de apoio, no Ceará, tem previsão para começar a operar ainda este mês, e irá executar diariamente até dez mil testes moleculares. Os centros de testagem tiveram suas estruturas e equipamentos financiados pela iniciativa Todos pela Saúde, enquanto a operação será bancada com recursos do Ministério da Saúde.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.