PF prende ex-secretário do DF por venda de respiradores defeituosos

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 08h51 - Atualizado em 14/05/2020 08h52
Divulgação/PF Os dois eram representantes da empresa que recebeu R$ 25 milhões do governo do Pará para aquisição de 200 respiradores

A Polícia Federal (PF) prendeu na quarta-feira (13), em Brasília, o ex-secretário de Esporte do Distrito Federal André Felipe de Oliveira. Ele é suspeito de participar de um esquema de venda de respiradores com defeitos. André ocupou o cargo na secretaria durante o governo de José Roberto Arruda.

Além dele, um segundo empresário acusado de participação no crime está foragido. Os dois eram representantes da empresa que recebeu R$ 25 milhões do governo do Pará para aquisição de 200 respiradores da marca Aeonmed, fabricados na China.

Os pedidos de prisão temporária partiram do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) e foram autorizados pelo juiz federal Rubens Rollo D’Oliveira, da 3º Vara Criminal Federal em Belém.

Segundo informou o MPF, os técnicos do governo do Pará emitiram um relatório que mostra que “além de não servirem para o uso em UTIs, os ventiladores pulmonares colocariam em risco real os pacientes” por não possuírem as funções necessárias.

Os agentes da PF cumprem também pedidos de busca e apreensão em cinco endereços ligados à empresa SKN do Brasil, que vendeu os respiradores defeituosos ao governo paraense, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Para o MPF e o MP-PA, é provável que exista relação entre os crimes ocorridos no Pará com os que ocorreram no Rio de Janeiro, onde também houve a venda de equipamentos defeituosos, o que pode indicar a existência de um esquema nacional para fraudar a compra dos equipamentos para ajudar no tratamento de pacientes de Covid-19.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.