PF prende juiz federal por venda de sentenças em São Paulo

A investigação foi autorizada pelo Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3); os alvos da operação eram magistrados e servidores públicos que teriam recebido propinas em troca de decisões favoráveis

  • Por Jovem Pan
  • 30/06/2020 17h15
Aloísio Maurício/Estadão Conteúdo A Polícia Federal (PF) prendeu um magistrado por venda de sentenças nesta terça-feira (30)

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (30) o juiz Leonardo Safi de Melo, da 21ª Vara Cível Federal, sob acusação de participar de esquema de venda de sentenças em São Paulo. A investigação foi autorizada pelo Tribunal Regional da 3ª Região (TRF-3) e mirou recebimento de propinas ao magistrado e servidores públicos em troca de decisões favoráveis em casos de requisições de pagamento (precatórios).

Uma das ações judiciais investigadas tratava de processo de desapropriação de imóveis rurais. A organização criminosa teria solicitado vantagens indevidas para expedir um precatório no valor de R$ 700 milhões. O grupo criminoso cobraria então 1% do valor.

Além de um juiz federal, a PF cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mairiporã e Brasília. Outras cinco pessoas foram alvo de prisão temporária, autorizadas pelo TRF-3, que determinou o sequestro de bens dos investigados. O grupo é investigado por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, concussão e peculato.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.