Previdência: Câmara conclui votação em 1° turno da reforma

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 20h48 - Atualizado em 12/07/2019 20h50
Luis Macedo/Câmara dos Deputados PEC agora volta à comissão especial, por onde já passou antes de ir ao plenário, para ter seu texto ratificado e preparado para a votação em segundo turno

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou às 20h30 desta sexta (12) a última sessão do plenário destinada a votar o texto-base e as emendas à reforma da Previdência em primeiro turno.

O texto principal da Proposta de Emenda à Constituição que altera o sistema de aposentadorias foi aprovado na quarta (10), por 379 votos a 131 no plenário. Desde então, os deputados vinham discutindo os destaques e as emendas para alterar a PEC, o que só foi concluído nesta noite.

Agora, a PEC volta à comissão especial, por onde já passou antes de ir ao plenário, para ter seu texto ratificado e preparado para a votação em segundo turno. Será uma sessão normal, com procedimentos de obstrução da oposição, inscrições para o debate e, por fim, o encaminhamento da redação final do texto.

A expectativa agora é de que a PEC só volte a ser votada em agosto, no dia 6, por conta do recesso de meio de ano dos parlamentares. Aprovada pela segunda vez, a proposta segue para o Senado, onde passará pelo mesmo processo da Câmara.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a ideia é que a tramitação seja completamente concluída no Congresso entre os dias 15 e 25 de setembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.