Previdência: Maia encerra discussão e propõe votação da reforma para a manhã desta quarta

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2019 00h45 - Atualizado em 10/07/2019 01h11
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Parlamentares começaram a debater a medida por volta das 21h desta terça (9); a sessão durou até pouco depois das 0h30 de quarta (10)

A sessão da Câmara dos Deputados dedicada a debater a PEC que altera o regime de aposentadorias foi encerrada na madrugada desta quarta (10). O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), concluiu a fase de discussões e propôs que a medida seja votada no início da manhã, a partir das 9h.

Os parlamentares começaram a debater a PEC por volta das 21h desta terça (9). Logo no início, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou um requerimento para retirar a medida da pauta. “É o texto mais cruel que já transitou nesta Casa”, criticou, da tribuna.

O pedido, no entanto, foi derrubado pelos parlamentares por 331 votos a 117. Alguns parlamentares comemoraram o placar, anunciando que o governo teria mais que os 308 apoios necessários para encaminhar a aprovação da medida.

Outro recurso, apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), pedia que o texto da reforma fosse votado artigo por artigo no plenário da Câmara, mas foi desconsiderado.

Três ministros do governo Jair Bolsonaro reassumiram seus mandatos no Legislativo para participar da sessão: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo). A sessão também foi uma das mais cheias do ano na Câmara: 505 deputados registraram presença no plenário.

Mais de dez deputados favoráveis e contrários à reforma subiram à tribuna para discutir a pauta durante a sessão. O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), argumentou que a proposta criaria desigualdade no país. “É justo fazer um trabalhador que ganha em torno de R$ 2 mil deixar para o seu viúvo ou viúva menos de um salário mínimo?”, questionou.

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), defendeu o texto dizendo que a aprovação atrairia o apoio da população. “Milhões de pessoas foram às ruas pedir a reforma. Quem votar contra, será penalizado pelo povo. Quem votar a favor, vai ser ovacionado, o povo vai se lembrar”, argumentou.

Pouco depois das 0h30 de quarta, no entanto, Rodrigo Maia decidiu encerrar a sessão, colocando em votação um requerimento para finalizar o debate. O pedido foi aprovado por 353 a 118 votos.

Uma vez aprovada no plenário, a reforma da Previdência será votada novamente pelos deputados e, em seguida, encaminhada para o debate no Senado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.